A empresa de design de arquitetura Studio Sofield inaugurou, esta sexta-feira, a Torre Steinway, em Manhattan, nos Estados Unidos da América. Mas o que distingue esta nova construção no meio da paisagem típica composta de imponentes prédios? Trata-se do arranha-céus mais fino do mundo.

A CNN descreve o modelo como um presente antecipado de Natal, pois aqueles que são apaixonados por arquitetura moderna podem agora observar a torre recém-construída de aproximadamente 435 metros de altura com vista para o Central Park. O arranha-céus imponente pela sua espessura tem 91 andares e o seu interior também não fica atrás na luxuosidade.

A construção também conhecida por 111 West 57th Street possui 26 apartamentos de piso completo e duplex e nas fotografias divulgadas no site da empresa mostram os salões decorados em calcário, mármore, aço oxidado e veludo. Nas paredes consegue-se observar obras de arte originais de artistas como Picasso e Matisse. Segundo a CNN, a ideia principal por detrás deste projeto passa por invocar a grandiosidade da Idade Dourada de Nova Iorque. É importante lembrar que neste período, que remonta ao final do século XIX, as avenidas da cidade eram compostas por grandiosas mansões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em entrevista à mesma estação, o fundador da Studio Sofield, William Sofield, afirma que a sua principal ideia era fazer a torre “sentir-se inequivocamente Nova Iorque”. “O meu trabalho é sempre muito pessoal. Já estive em muitos lugares luxuosos, mas eu queria criar um edifício que não pudesse estar em mais lado nenhum do mundo. Eu queria criar uma experiência muito distinta que só pode ser vivida e Nova Iorque”, explicou o empresário.

O toque pessoal do designer pode ser observado nos restantes detalhes dos apartamentos de luxo, e Sofield dá o exemplo das piscinas do edifício. Todas têm cerca de 24 metros, com madeira e detalhes em folha de ouro — dentro de uma sala com os tetos em abóbada, “portanto é muito diferente de qualquer piscina que se poderia encontrar” na cidade norte-americana, acrescentou o arquiteto à CNN.

A torre Steinway tem sido descrita como “o arranha-céus mais esbelto do mundo“, indicou a mesma fonte. No seu exterior, a fachada é constituída por blocos de terracota, um material que muda de cor e texturas conforme os ângulos e a luz. Esta construção fina (tanto em arquitetura como em decoração” fica apenas atrás de dois outros prédios na cidade, no que toca à altura. O One World Trade Center de 541 metros de altura e a Torre do Central Park de 470 metros de altura.