A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (ANM) alertam para agravamento do estado do mar nos Açores, a partir do final da tarde deste dia, com ondas que poderão atingir os 13 metros.

“A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável da agitação marítima nos Açores, a partir das 18h00 desta segunda-feira e a madrugada de dia 30 de novembro”, quarta-feira, refere a Marinha.

De acordo com a informação divulgada num comunicado, a agitação marítima será caracterizada por “uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 14 e 16 segundos”.

Face a estas previsões meteorológicas, a Marinha e a Autoridade Marítima  Nacional alertam a comunidade marítima e a população para os cuidados a ter, aconselhando, por exemplo, o reforço da amarração dos barcos e “uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional pedem ainda à população que evite passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, nomeadamente molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, “evitando ser surpreendido por uma onda“.

É também desaconselhada a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam que nestas condições “o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.