O mais recente produto saído do gabinete de estilo da Ferrari, o Vision Gran Turismo, pode não ser o modelo mais atraente da marca do Cavallino Rampante, mas é decididamente o mais barato, o menos poluente e aquele que oferece os menores custos de utilização. É um monolugar com rodas cobertas, capaz de fazer crescer água na boca a qualquer amante de supercarros, mas que todos podem “curtir” sem sair de casa, mesmo os fãs da marca que ainda não têm carta de condução.

O Vision Gran Turismo foi concebido pela Ferrari para integrar o lote de veículos disponíveis na mais recente edição do jogo Gran Turismo e nunca será visto a circular em estrada ou circuito. Porém, oferece todas as emoções típicas dos carros da marca, sem exigir em troca grandes investimentos, uma vez que apenas é necessário adquirir o jogo.

A concepção do Vision Gran Turismo para o videojogo foi integrada nas comemorações do 75.º aniversário do fabricante italiano, que festeja o dia em que o seu primeiro modelo de competição, o Ferrari 125 S, saiu da linha de produção do construtor criado por Enzo Ferrari em Maranello em 1947. E foi exactamente para comemorar o lançamento do modelo que depressa se tornou um dos mais cobiçados pelos pilotos da época, que a Ferrari avançou para o Vision Gran Turismo, destinado a criar o mesmo tipo de aceitação junto dos apaixonados pelos simuladores de condução dos jogos virtuais.

18 fotos

À semelhança de qualquer outro modelo da marca, este Ferrari virtual foi desenhado pelo Ferrari Centro Stile, supervisionado pelo responsável de tudo o que exibe o emblema do Cavallino e tem rodas, o italiano Flavio Manzoni. A inspiração para o design vem dos protótipos com que a marca dominou as corridas nos anos 60 e 70, tendo conquistado vitórias em competições emblemáticas como as 24 Horas de Le Mans. Obviamente, o estilo do Vision Gran Turismo é muito mais moderno e actual, mas aqui e ali é possível ver traços que recordam modelos saudosos como os Ferrari 330 P3 e 512 S.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O novo modelo monta um motor 3.0 V6 sobrealimentado, similar não só aos novos Ferrari 296 GTB e GTS, mas igualmente ao 296 GT3 e ao 499P, o modelo que vai começar a representar a marca nas provas do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) já a partir de 2023.  Sem limites impostos por qualquer regulamentação, ao contrário do que acontece nos LMPh do WEC, o Vision Gran Turismo conta como reforço com os 326 cv fornecidos pelos três motores eléctricos (dois no eixo dianteiro e um acoplado ao motor em posição central/traseira) que complementam a potência debitada pelo V6 a gasolina, 1030 cv às 9000 rpm e uns impressionantes 900 Nm.

A Ferrari acredita, bem como os criadores do jogo Gran Turismo, que o novo modelo vai permitir elevar a fasquia do grau de exigência para os amantes das “SIM races”, aproximando estas competições virtuais da realidade que enfrentam os pilotos que disputam as corridas do WEC.

Os clientes que adquiram o Gran Turismo 7, que estará disponível a partir de 23 de Dezembro, bem a tempo de ser colocado no sapatinho dos fãs do jogo, podem assim deliciar-se ao volante de um dos Ferrari mais belos de sempre. E apesar de não sair do ecrã da televisão lá da sala, a realidade é que não sai nada caro conduzir um Ferrari destes…