Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Uma delegação de oficiais ucranianos visitou Israel para um encontro com representantes das Forças de Defesa israelitas (IDF). A reunião terá servido para discutir a promoção da construção de sistemas anti-mísseis para a Ucrânia.

A notícia foi divulgada pela agência ucraniana Ukrinform, que cita a jornalista israelita Moriah Asraf Wolberg. Segundo a repórter, Israel quis manter a visita em segredo devido à relação com Moscovo.

Face aos repetidos ataques aéreos russos a infraestruturas civis, a Ucrânia pediu a vários países que forneçam sistemas de defesa antiaéreos, incluindo Israel. “Toda a gente sabe que os vossos sistemas de defesa antimísseis são os melhores”, chegou a dizer o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensnky, num discurso ao Parlamento israelita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de ter condenado a invasão russa, Israel tem limitado o seu apoio à assistência humanitária. “A nossa política é de apoiar a Ucrânia através de assistência humanitária e a entrega de equipamentos defensivos que salvam vidas”, afirmou em outubro o ministro da Defesa, Benny Gantz.

Até agora, Israel não se mostrou disposta para aceder ao pedido da Ucrânia e disponibilizar o seu sistema de defesa aérea, o Iron Dome. No entanto ofereceu-se em outubro para ajudar a desenvolver um sistema de alerta de ataques aéreos. O motivo para a hesitação é, segundo analistas internacionais, a relação que o governo de Telavive mantém e quer manter com a Rússia.

Como se cria um escudo aéreo sobre a Ucrânia? A resposta vem da América, da Europa e de Israel