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Superdesportivo TT? Para a Lamborghini faz sentido

Este artigo tem mais de 1 ano

Consegue imaginar um superdesportivo fora do asfalto? A Lamborghini não só o imaginou como está prestes a revelar a versão final do Sterrato, modelo radical a meio caminho entre o Huracán e o Urus.

3 fotos

Três anos depois de surpreender o mundo com um concept car que a colocava (literalmente) fora dos trilhos bem asfaltados a que está habituada, a Lamborghini está a escassas horas de levantar pó. Será já no dia 30, no palco da Art Basel, em Miami, que o construtor italiano vai dar a conhecer a versão definitiva do Huracán Sterrato – essencialmente, um Huracán com maior altura ao solo que vai permanecer fiel ao protótipo que o antecipou, apresentado em 2019.

Para animar a contagem decrescente para essa (invulgar) estreia, a Lamborghini decidiu partilhar com os fãs alguns pormenores curiosos acerca da origem deste radical projecto. No processo, acabou por explicar o que habitualmente não faria sentido nenhum: juntar as palavras superdesportivo e todo-o-terreno num único conceito. Assim é o Sterrato, o casamento daquilo que sempre conhecemos em… separado.

As fotos que a marca divulgou mostram que a versão de produção vai permanecer fiel ao concept homónimo, com o principal elemento distintivo do Huracán Sterrato a residir numa distância ao solo incrementada em 4,7 cm. A esse atributo, que é fundamental para não raspar por baixo à mais ligeira irregularidade do piso, juntam-se pneus mais largos e desenhados de modo a facilitar o escoar da matéria que aí se possa alojar, para não prejudicar a tracção ou comprometer a eficácia da travagem. Depois, como vai ser exposto a desafios mais duros, o Sterrato usufrui igualmente de saias laterais reforçadas e de uma protecção extra na parte inferior e na frente. Com vias alargadas em ambos os eixos, o conjunto fica completo com um robusto revestimento nos arcos das rodas, pneus Bridgestone Dueler, altamente resistentes a maus-tratos, e uma série de luzes LED no pára-choques da frente.

4 fotos

A animar o Sterrato vai estar, à partida, o mesmo V10 que impulsiona o Huracán Evo, a passar 640 cv às quatro rodas, no que será a última criação da Lamborghini apoiada exclusivamente num bloco a gasolina sem qualquer electrificação.

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Os detalhes técnicos finais serão conhecidos dentro de horas, mas algumas curiosidades já são do domínio público. Inclusivamente, como é que surgiu a ideia de fazer um Lamborghini tão… diferente. Segundo o chefe técnico da marca. Rouven Mohr, tudo começou num cenário de testes, em Nardò, na Strada Bianca. “Tivemos a ideia de conduzir também um Huracán antigo e modificado nesta estrada de terra batida. À noite, depois do primeiro teste, estava a jantar com Maurizio Reggiani e Mitja Borkert e desenvolvemos a ideia de criar um carro que se situasse a meio caminho entre o Huracán e o Urus. O objectivo não era criar um veículo todo-o-terreno, mas sim um supercarro desportivo sem precedentes para todas as condições de superfície. Foi assim que construímos o protótipo, um carro absolutamente incrível: muito divertido de conduzir em estradas de terra e com uma verdadeira montagem de rali”, conta Rouven Mohr.

Por seu lado, o vice-presidente da Lamborghini Motorsport e ex-CTO Maurizio Reggiani, revela que “tudo começou a partir de um dos primeiros protótipos do Huracán, o chassi número 53”. A ideia foi trabalhada e aprovada pela direcção, merecendo a bênção do próprio Reggiani: “A primeira vez que tive a oportunidade de o conduzir, apercebi-me imediatamente de como este conceito inesperado de superdesportivo podia ser divertido.” E, a avaliar pelos vídeos, parece mesmo ser…

 
 
 
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