A FIFA assegurou que elementos de apoio à luta pelos direitos LGBTQIA+ e aos protestos no Irão passam a ser permitidos nos estádios do Mundial. O anúncio acontece já com a eliminação da equipa do Irão confirmada e depois de, esta terça-feira, um adepto norte-americano ter sido sido escoltado para fora do Estádio Al Thumama por ter uma braçadeira com o padrão arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+.

A FIFA está ciente da ocorrência de alguns incidentes em que objetos permitidos não estavam a poder ser mostrados nos estádios”, anunciou o organismo máximo do futebol Mundial citado pela Associated Press. “A FIFA recebeu garantias das autoridades de que os seguranças dos estádios foram alertados para cumprirem as regras e regulamentos combinados para o Mundial do Qatar 2022″.

5 fotos

Os adeptos do Irão têm feito das bancadas uma plataforma para se manifestarem a favor dos direitos das mulheres e contra o repressivo regime iraniano. No entanto, nos últimos dias, foram registados vários episódios em que os seguranças dos estádios confiscaram material alusivo aos protestos.

Os capitães da Alemanha, Países Baixos, Suíça, Inglaterra, Bélgica, País de Gales e Dinamarca tentaram, no início da competição, usar uma braçadeira colorida, de apoio à comunidade LGBTQ+, designada ‘One Love’. A FIFA disse aos jogadores para não o fazerem sob pena de serem sancionados. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR