A missão militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM), em Cabo Delgado, norte de Moçambique, anunciou esta quarta-feira a morte de dois soldados num combate em que disse ter abatido mais de 30 terroristas.

“As forças da SAMIM podem confirmar que os terroristas sofreram baixas ao máximo neste combate, em que mais de 30 foram abatidos e um número considerável de armas, munições e equipamento foi apreendido”, lê-se em comunicado.

O combate aconteceu na terça-feira em Nkonga, povoado do distrito de Nangade.

Os dois soldados mortos foram Musa Mpondo, sargento tanzaniano, e Zikamee Kamai, praça das forças do Botsuana.

Um outro militar tanzaniano sofreu ferimentos, acrescenta a mesma nota.

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Residentes em aldeia remota de Cabo Delgado encontram dois corpos nas matas

A insurgência levou a uma resposta militar desde julho de 2021 com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.