Com 12 equipas já apuradas para os oitavos de final do Campeonato do Mundo do Qatar – Países Baixos e Senegal (grupo A), Inglaterra e EUA (grupo B), Argentina e Polónia (grupo C), França e Austrália (grupo D), Japão e Espanha (grupo E) e Marrocos e Croácia (grupo F) -, decidem-se, esta sexta-feira, os últimos lugares para a fase a eliminar da competição. Portugal e o Brasil já sabem que estão apurados, mas desconhecem se passam em primeiro ou segundo lugar dos seus grupos. Saiba o que ainda pode acontecer na fase de grupos:

Grupo G

Por jogar:

  • Camarões-Brasil (sexta-feira, 19h)
  • Sérvia-Suíça (sexta-feira, 19h)

Brasil

Apurado.

Sérvia

Tem que ganhar obrigatoriamente para poder seguir em frente. Se a Sérvia vencer e os Camarões não ganharem ao Brasil, estão apurados para a fase seguinte. Se a Sérvia vencer o seu jogo e os Camarões também, o saldo de golos vai entrar em ação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Suíça

Avançam para os oitavos se vencerem a Sérvia. Em caso de empate, a Suíça passa se os Camarões não ganharem ao Brasil. Se a Suíça empatar e os Camarões ganharem ao Brasil, estão fora. Se a Suíça perder, fica pelo caminho.

Camarões

Precisam de vencer obrigatoriamente o Brasil. Se o Sérvia-Suíça der empate, estão apurados. Caso a Suíça vença a Sérvia, estão fora. Se a Sérvia vencer, camaroneses e sérvios vão ter que fazer contas ao saldo de golos.

Grupo H

Por jogar:

  • Coreia do Sul-Portugal (sexta-feira, 15h)
  • Gana-Uruguai (sexta-feira, 15h)

Portugal

Apurado.

Portugal ainda não escapou do Brasil, mas quase. Com quem podemos jogar nos oitavos e o que pode correr mal para não ficarmos em primeiro?

Coreia do Sul

Têm que ganhar obrigatoriamente a Portugal. Depois, passam se o Gana não ganhar ao Uruguai. Se o Gana empatar e a Coreia do Sul fizer o seu papel, o saldo de golos vai fazer a diferença. Se perderem, estão fora.

Gana

Avança se ganhar ao Uruguai. Em caso de empate no Gana-Uruguai, os ganeses só são eliminados caso a Coreia do Sul ganhe por dois ou mais golos a Portugal. Se perderem, estão fora.

Uruguai

Precisam obrigatoriamente de ganhar. Se Portugal ganhar o Uruguai passa. Se a Coreia do Sul ganhar, uruguaios e coreanos vão ter que fazer contas ao saldo de golos. Se perderem, estão fora.

TotoMundial 2022. Faça o simulador do Observador e veja se Portugal pode ser campeão ou quem acha que vai estar na final

*Notícia atualizada às 21h40 de 1 de dezembro