Com a população de lobos a aumentar nos Países Baixos, já se delineiam planos para tentar controlar os animais e mantê-los afastados de povoações. Um desses planos, escreve a Associated Press, passaria pelo uso de armas de paintball para afastar os lobos da população.

O plano foi chumbado esta quarta-feira por um tribunal local, com a justificação de que as autoridades não apresentaram uma argumentação credível em como é que as bolas de tinta poderiam ser uma forma segura de afastar as alcateias da população. O tribunal terá ainda considerado que as autoridades regionais não fizeram pesquisa suficiente noutro tipo de soluções.

A Fauna Protection, uma associação de conservação da natureza, apresentou objeções contra o plano das bolas de paintball, dizendo que não tinha sido testado como abordagem segura. Além disso, defendia que as bolas de tinta poderiam ferir os animais. A associação mostrou-se satisfeita com a decisão do tribunal local: “O juíz escolheu o lobo e não os humanos”, disse Harm Niesen, porta-voz da associação, num comunicado citado pela ABC News.

Depois de dois séculos em que foram fortemente caçados nos Países Baixos, os lobos voltaram oficialmente ao país em 2019. Na altura, foi notícia um casal de lobos que atravessou a fronteira vindo da Alemanha, com três crias a nascer já em território holandês. Se em 2019 a notícia foi recebida como uma boa nova, o regresso da espécie aos Países Baixos já tem causado alguns contratempos, nomeadamente com agricultores.

Há neste momento quatro alcateias nos Países Baixos, com uma população estimada de 20 lobos. No entanto, o facto de alguns animais passarem a fronteira da Alemanha de forma regular dificulta a tarefa de ter um número exato sobre a presença da espécie nos Países Baixos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR