A Al Rihla (A jornada, em árabe) tem sido uma das atrações do Campeonato do Mundo do Qatar e, quase no final da fase de grupos, a bola oficial da competição continua a surpreender os adeptos. Desta vez, devido a uma fotografia que se tornou viral no Twitter e na qual era possível ver bolas a serem carregadas tal como é preciso fazer com computadores, telemóveis ou tablet.

“Há alguns anos, quem imaginaria que iríamos colocar a carregar uma bola antes de um jogo de futebol”, questionou o utilizador que partilhou a inusitada imagem. Mas seria a mesma verdadeira?

A resposta é sim: a Al Rihla precisa mesmo de ser carregada numa tomada antes de todos os jogos. Tal como o Observador já explicou, no início da competição, há um sensor inercial que está instalado no centro da própria bola, desenvolvida pela empresa alemã Kinexon para a Adidas.

O referido sensor pesa apenas 14 gramas e é alimentado por uma pequena bateria – daí a necessidade de ser carregada. Segundo a fabricante, depois de tal acontecer, a bola tem seis horas de uso ativo. O esférico permite enviar dados 500 vezes por segundo para precisar onde e quando é que cada toque no esférico está a acontecer. Todos esses parâmetros serão enviados e analisados na sala do VAR.

“Esta tecnologia foi testada de forma rigorosa e robusta com vários clubes de futebol profissionais e de base em todo o mundo (incluindo testes cegos), principalmente na Taça das Nações Árabes e no Mundial de Clubes de 2021 em Abu Dhabi, sem que fossem indicadas necessidades de alterações”, revelou a Adidas, quando apresentou a Al Rihla.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR