O presidente dos EUA, Joe Biden, disse quarta-feira que espera que os congressistas democratas e republicanos possam trabalhar em conjunto para manter o governo em funcionamento, o apoio à resistência ucraniana e evitar uma greve ferroviária.

Mas o republicano que vai ser o novo chefe da maioria na Câmara dos Representantes avançou que “as coisas vão ser diferentes”, quando o seu partido assumir o controlo da câmara baixa do Congresso.

Biden reuniu-se com os líderes partidários no Congresso, na Casa Branca, quando procura aprovar várias iniciativas antes de os democratas perderem o controlo das duas câmaras, em 03 de janeiro.

Entretanto, Biden depende do Congresso para evitar o encerramento dos serviços do governo em 16 de dezembro, o designado ‘shutdown’.

Biden quer também novos financiamentos para a resposta à pandemia do novo coronavírus, bem como para continuar a apoiar a resistência ucraniana à invasão russa.

Mais urgente, o presidente apelou ao Congresso para atuar e impor um acordo entre trabalhadores e empresas do transporte ferroviário para evitar uma greve, cujos efeitos seriam potencialmente graves no transporte de mercadorias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na reunião participaram a atual presidenta da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi e o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, e os líderes das minorias republicanas na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, e no Senado, Mitch McConnell.

McCarthy está a agir para ser o próximo presidente da Câmara dos Representantes, em janeiro, apesar de primeiro ter de vencer as divergências internas, durante uma conferência dos republicanos.

Os republicanos vão ter uma maioria estreita na Câmara dos Representantes, a partir de janeiro, enquanto os democratas mantêm o controlo do Senado.