O presidente da Comissão de Arbitragem da FIFA, Pierluigi Collina, terá assumido ao líder da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), Alejandro Domínguez, que o penálti a favor de Portugal na partida frente ao Uruguai foi mal assinalado. O lance ocorreu já no período de descontos do jogo da passada segunda-feira e, ao ser convertido por Bruno Fernandes, colocou a seleção nacional a vencer por 2-0 e sentenciou o resultado final.

A revelação foi feita durante uma entrevista a Eduardo Ache, membro do Conselho Executivo da Federação Uruguaia de Futebol, pela rádio Sport890 e citada pela imprensa internacional. Confrontado com a possibilidade de um golo ser o suficiente para afastar uma seleção de um Mundial, Ache usou o lance que permitiu a Portugal chegar ao 2-0 como exemplo.

“Considero muito oportuna a sua questão até porque há decisões em que o VAR tem de intervir e não intervém, como por exemplo no jogo entre Equador e Holanda, no golo em que anulam ao Equador. Neste caso, o árbitro [iraniano Alireza Fagahani] assinalou bem (não falta) e o VAR chama-o e depois tomam uma má decisão. O próprio presidente da Comissão (Pierluigi Collina) falou com (Massimo) Busacca, que acabou por reconhecer que foi uma má decisão (do árbitro)”, afirmou Ache.

“O erro dele foi ter aceite uma opinião errada do VAR, que acabou por impedir que o Uruguai tivesse os restantes 9 minutos para empatar o jogo”, continuou, rematando: “a conclusão foi essa mesma que acabei de dizer, o próprio presidente da Comissão acabou por admitir a Alejandro Domínguez [presidente da CONMEBOL] que a decisão do juiz em voltar atrás no lance não foi acertada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR