Com o mundial de futebol a decorrer no país, o Qatar está disposto a lutar pelos Jogos Olímpicos de verão de 2036, avança a Reuters.

Citando uma fonte familiarizada com o processo, a Reuters garante que o mundial que está, até agora, a decorrer sem incidentes está a motivar os qataris a lutar para que os Jogos de 2036 sejam realizados em Doha.

Não está ainda determinada a data em que será anunciado o país organizador dos jogos de 2036. A acontecer no Qatar serão os primeiros a serem realizados num país islâmico.

O The Guardian acrescenta que o Qatar pretende ir sozinho a jogo, mas acrescenta que deverá haver pressões para que se junte à Arábia Saudita para uma organização conjunto do Médio Oriente. Aliás, o The Guardian recorda que o emir qatari, sheik Tamim bin Hamad al-Thani, foi fotografado com uma bandeira saudita neste mundial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jornal britânico acrescenta ainda que devido às altas temperaturas no verão, os Jogos Olímpicos poderão passar para o outono. O que, aliás, não seria inédito, já que em 1964 os Jogos de Tóquio começaram a 10 de outubro e em 1968 na Cidade do México também começaram em outubro, enquanto os de 1988 em Seul e e os de 2000 em Sydney tiveram início em meados de setembro.

Depois de inicialmente ter sido visto com ceticismo dentro do Comité Olímpico Internacional uma candidatura de um país tão pequeno que tem de ter infraestruturas para 10.500 atletas de 32 desportos e milhões de espetadores, o otimismo em Doha cresceu com a organização do Mundial de Futebol.

Índia, Indonésia e Turquia são países que poderão, também, concorrer aos jogos.

Em 2024, os próximos, os Jogos Olímpicos serão em Paris (França); em 2028 serão em Los Angeles (EUA) e em 2032 em Brisbane (Austrália).