A junta de freguesia da Estrela vai abdicar das luzes de Natal e aplicar o valor habitualmente dispendido num “cheque-oferta”de 30 euros que será dado a todas as crianças cujos pais estejam recenseados naquela freguesia de Lisboa. Apesar de a zona ter grandes assimetrias — com famílias com menos rendimentos na zona do Bairro da Madragoa, mas também agregados com mais rendimentos na antiga freguesia da Lapa –, a oferta é para “todas as crianças que se inscrevam nesta iniciativa”. O cheque só pode, no entanto, ser gasto no comércio local da própria freguesia da Estrela.

O presidente da junta de freguesia da Estrela, Luís Newton, justifica em comunicado que prescindiu da “tradicional iluminação de Natal” e avançou com o cheque oferta “O Natal é na Estrela” para “manter  o sentido de responsabilidade e solidariedade” que caracteriza a comunidade local.

O autarca explica ainda que há um desvio de valores direto: “A verba que seria utilizada com a iluminação natalícia será direcionada para apoio direto às famílias e ao comércio local”. Isto porque o cheque de 30 euros poderá apenas ser utilizado “para compras em estabelecimentos comerciais aderentes na freguesia”.

Para Luís Newton, este “é o verdadeiro espírito de Natal”. E concluiu: “Este ano, na Estrela, iluminaremos sorrisos.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR