A Ucrânia estimou que 90.090 soldados russos foram mortos em combate desde o início da invasão, a 24 de fevereiro. Durante esse período, as Forças Armadas ucranianas perderam entre 10 mil e 13 mil soldados e 1.331 ucranianos foram libertados do cativeiro russo.

A informação foi revelada por Mykhailo Podolyak, conselheiro do Presidente ucraniano, em entrevista a uma televisão ucraniano, que vai tornar estes dados oficiais quando “chegar o momento certo”. É comum as Forças Armadas da Ucrânia atualizarem o número de soldados russos que morreram durante o conflito, no entanto é raro divulgarem os números relativos às próprias perdas.

O dia também ficou marcado pela notícia de que várias embaixadas ucranianas na Europa receberam “pacotes ensanguentados” com olhos de animais. A informação é divulgada poucos dias depois de várias cartas armadilhadas serem enviadas a entidades espanholas, incluindo uma dirigida especificamente ao primeiro-ministro Pedro Sánchez. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, já ordenou que a segurança seja reforçada em todas as embaixadas e consulados que receberam os pacotes.

Embaixadas e consulados da Ucrânia receberam “pacotes ensanguentados” com olhos de animais

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que aconteceu durante a noite?

  • Os céus das cidades ucranianas estiveram mais calmos na última semana. Não foram registados ataques significativos desde 23 de novembro, quando cerca de 70 mísseis cruzeiro foram disparados sobre a Ucrânia. O porta-voz da Força Aérea da Ucrânia considera que este este pode ser um indicador da falta de drones Shahed, armas de fabrico iraniano que o exército russo têm usado nos ataques recentes.
  • A economia da Ucrânia deve contrair este ano acima dos 30%. Segundo indicou a ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, o PIB da Ucrânia deve cair 32 a 33,5% este ano.
  • Imagens de satélite divulgadas pela Maxar Technologies, uma empresa que tem acompanhado o conflito na Ucrânia, mostram uma expansão significativa do principal cemitério da cidade de Mariupol. As fotografias mostram o cemitério de Starokrymske nos dias 29 de março e 30 de novembro.

  • O Presidente ucraniano aprovou esta sexta-feira uma proposta de lei com o propósito de banir as igrejas afiliadas à Rússia e que prevê sanções a bispos que colaborem com as autoridades russas, avança o Kyiv Independent. A medida foi descrita por Zelensky como “necessária” para impedir que Moscovo seja capaz de “enfraquecer a Ucrânia a partir de dentro”.
  • O Governo dos Estados Unidos adicionou o o grupo Wagner à sua “lista negra” de países e organizações que atentam contra a liberdade religiosa.
  • Há meses que circulam rumores sobre a saúde do Presidente russo, que mantém uma posição muito discreta sobre o assunto. O relato mais recente indica que Putin terá sofrido uma queda esta quarta-feira, quando estava na sua residência em Moscovo. A notícia é divulgada pela Sky News, citando a conta de Telegram SVR General, que alega ter ligações à equipa de segurança do próprio Presidente.
  • “Chegou a hora”. É preciso uma decisão dos aliados sobre a entrega dos sistemas de defesa antiaéreos Patriot à Ucrânia, sublinhou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba.  Afirmando não ter dúvidas de que a Ucrânia conseguirá ultrapassar este inverno, lembra que estes sistemas poderiam fazer a diferença.
  • A Agência Internacional de Energia Atómica espera conseguir um acordo sobre a desmilitarização em torno da central nuclear de Zaporíjia até ao fim do ano. “Há uma proposta concreta para assegurar a [segurança] de Zaporíjia e foram feitos progressos importantes”, explicou o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi.

O que aconteceu durante a tarde?

  • Os tribunais pró-russos da região de Donetsk, anexada pela Rússia em setembro, vão julgar cerca de 70 soldados do regimento Azov e das Forças Armadas ucranianas que defenderam a cidade portuária de Mariupol.
  • O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse esperar uma “imagem clara” sobre um cessar-fogo na guerra ou uma negociação até à próxima primavera. “Agora a Ucrânia está a avançar no terreno, a retomar algumas zonas do território ocupado. Mas a Rússia, em troca, está a atingir deliberadamente infraestruturas civis. A vida está a tornar-se difícil, em particular para os ucranianos, e para todos nós”, afirmou.
  • O Iate do padrinho da filha do Presidente russo, Vladimir Putin, foi leiloado por 190 milhões de euros, com o dinheiro a reverter a favor da Ucrânia.
  • A União Europeia chegou a acordo para fixar um teto de 60 dólares por barril ao petróleo vendido pela Rússia. A informação está a ser avançada por vários jornais americanos que citam fontes diplomáticas europeias, como o embaixador polaco Andrzej Sados.
  • As autoridades ucranianas prenderam vários suspeitos do roubo de murais do artista Banksy pintados na região de Kiev. Os detidos alegaram, segundo o Kyiv Independent, que queriam vender as obras e transferir o dinheiro para ajudar as Forças Armadas da Ucrânia.

  • O ministro da Defesa ucraniano confirmou que as autoridades espanholas entregaram o primeiro sistema de defesa antiaéreo Hawk. Segundo Oleksii Reznikov, os ucranianos vão receber formação na Espanha.

  • O Governo da Ucrânia vai propor uma legislação para banir igrejas afiliadas à Rússia. A medida é descrita por Zelensky, de acordo com o The Guardian, como necessária para impedir que Moscovo seja capaz de “enfraquecer a Ucrânia por dentro”.
  • O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, reconheceu que a OSCE não pode ser responsabilizada pela manutenção da paz na Ucrânia, quando há uma parte, a Rússia, determinada em manter a sua agressão militar ao país vizinho.
  • A Ucrânia estimou que são cerca de 90.090 os soldados russos mortos em combate desde o início da guerra, incluindo mais 650 no último dia. De acordo com as estimativas ucranianas, foram destruídos 2.916 tanques, 1.905 sistemas de artilharia, 395 lançadores de foguetes múltiplos autopropulsados e blindados, 280 aviões, 262 helicópteros e 1.564 drones.
  • O chanceler alemão, Olaf Scholz, falou com o Presidente russo, Vladimir Putin. Scholz pediu ao Presidente da Rússia para encontrar uma solução diplomática para a guerra o mais breve possível, incluindo a “retirada das tropas russas”.
  • A Comissão Europeia quer criminalizar a subversão das sanções à Rússia na União Europeia. Vai ser apresentada uma proposta que visa estabelecer regras para facilitar “a investigação, a perseguição e a punição de violações das medidas restritivas em todos os Estados-membros”.

O que aconteceu durante a manhã?

  • O ministro da Administração Interna espanhol recomendou à Comissão Europeia e países parceiros que tomem medidas caso recebam cartas armadilhadas semelhantes às enviadas a várias entidades em Espanha, admitindo que podem estar relacionadas com a guerra na Ucrânia.
  • O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse esta sexta-feira que Vladimir Putin está aberto a negociar, mas que a recusa dos EUA em reconhecer os territórios anexados pela Rússia impede a procura de um potencial compromisso.
  • Kiev poderá permanecer sem aquecimento até à primavera se mais ataques russos deixarem a capital ucraniana sem eletricidade durante mais de 24 horas. O aviso foi deixado pelo autarca Vitali Klitschko, numa altura em que se fazem sentir as temperaturas baixas na Ucrânia.
  • A primeira-ministra da Finlândia afirmou que a Europa “não é suficientemente forte” para fazer frente a Moscovo sozinha, numa avaliação “muito honesta” das capacidades europeias na sequência da guerra na Ucrânia. Sanna Marin considera que a invasão russa expôs as fraquezas e erros estratégicos da Europa ao lidar com Moscovo.”Neste momento, estaríamos em apuros sem os Estados Unidos”, admitiu.
  • As Forças Armadas ucranianas perderam, na guerra contra a Rússia, entre 10 mil e 13 mil soldados até ao momento. A revelação foi feita por Mykhailo Podolyak, conselheiro de Zelensky, em entrevista a uma televisão ucraniana.
  • Mísseis russos atingiram a região de Zaporíjia durante a madrugada, denunciou o autarca Anatoly Kurtev. O objetivo do ataque seria destruir uma “infraestrutura industrial e energética”.