Cinco de oito suspeitos de tráfico de droga detidos numa operação do Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública (PSP) vão aguardar o desenvolvimento do inquérito em prisão preventiva, disse esta sexta-feira fonte desta força policial.

Dos oito detidos, foram presentes a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal Judicial de Leiria, sete, tendo o juiz de instrução criminal determinado a prisão preventiva a cinco arguidos.

Aos outros dois suspeitos foi aplicada a medida de apresentações periódicas em posto policial da área de residência, adiantou à Lusa a mesma fonte da PSP.

A PSP anunciou ter detido oito pessoas no âmbito da operação realizada, uma mulher e sete homens. Os homens têm idades entre os 19 e os 25 anos e não têm profissão. A mulher, mãe de um dos detidos, acabou por ser libertada, estando sujeita a termo de identidade e residência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa conferência de imprensa, o comissário André Serra explicou que a investigação, que culminou nesta operação executada na madrugada de quinta-feira, tem cerca de um ano e três meses, e partiu com a detenção de um suspeito agora novamente detido.

“Seis têm nacionalidade portuguesa e dois são estrangeiros”, especificou o responsável, adiantando que seis dos suspeitos foram detidos em flagrante delito e os restantes fora de flagrante delito e que alguns já cumpriram pena de prisão.

André Serra referiu também que na operação foram cumpridos “17 mandados de busca domiciliária e oito mandados de busca não domiciliária”, nos concelhos de Leiria e Marinha Grande (distrito de Leiria) e Tomar e Abrantes (Santarém).

A PSP apreendeu 4,6 quilogramas de haxixe, 70 gramas de cocaína e 150 gramas de liamba, além de cinco viaturas, cerca de 27 mil euros, três réplicas de arma de fogo, 13 telemóveis e cafeína pura, esta usada como produto de corte de estupefaciente, além de outros objetos alegadamente relacionados com o crime de tráfico de droga.

Foi ainda confiscada a um dos detidos uma identificação falsa de uma agência de segurança nacional que não existe.

Em causa estão os crimes de tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida.

A PSP acredita que, com esta operação, deu “um rombo no mercado de haxixe em Leiria”.