Como sempre acontece com todos os carros novos que chegam ao mercado europeu, também o Nissan Ariya foi submetido ao teste do alce levado a cabo pelos espanhóis do KM77. O objectivo é realizar uma manobra de esquiva idealizada pelos nórdicos nos anos 70 e que rapidamente foi adoptada por todos os países e construtores, com o intuito de avaliar a estabilidade e a eficácia do comportamento do veículo numa manobra súbita. Prova difícil que o SUV eléctrico japonês ultrapassou com uma boa nota: a velocidade de entrada de 77 km/h.

O duplo “S” simula a necessidade do condutor evitar um alce ou qualquer outro objecto, pessoa ou animal que lhe apareça pela frente, desviando-se para a faixa contrária, para depois regressar à faixa original. Tudo isto sem perder o controlo do veículo, o que no teste implica realizar a manobra sem derrubar qualquer um dos cones.

A versão ensaiada do Nissan Ariya foi a mais popular, equipada com um só motor, que debita 218 cv, alimentado por uma bateria com uma capacidade de 64 kWh. As jantes eram as 20” de diâmetro, onde estavam montados pneus Michelin Primacy 4, 255/45. O SUV eléctrico revelou sempre uma atitude algo subviradora, o que acaba por ser mais fácil de dominar para a maioria dos condutores, especialmente os menos experientes.

Ao alcançar 77 km/h no teste do alce, o Nissan Ariya deixou para trás um modelo com o qual partilha a plataforma, o Renault Mégane E-Tech, que se ficou pelos 74 km/h. Contudo, o SUV francês revelou ser mais ágil na prova do slalom, tendo necessitado apenas de 24,2 segundos, contra os 25,5 do Nissan.

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