Há estradas em perfeito estado de conservação, que praticamente não têm irregularidades, mas a maioria tem lombas, imperfeições e até buracos, que fazem o carro abanar mais do que seria desejável, perturbando o conforto de quem vai lá dentro. Os técnicos da BMW tiveram a brilhante ideia de utilizar este sobe e desce da suspensão para, com esse movimento forçado, produzir energia eléctrica.

O raciocínio por detrás desta tecnologia desenvolvida pela marca alemã, que é capaz de gerar electricidade a partir do movimento das suspensões, tem muito em comum com que a produz energia devido ao movimento vertical das ondas do oceano, já utilizada em muitos locais e em testes em Portugal. No caso das suspensões, é até provável que a ausência de tempestades repentinas, furacões e outros fenómenos naturais (muito comuns no mar) tornem mais fácil a geração de electricidade a partir das irregularidades que teimam em sacudir os automóveis.

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A suspensão patenteada pela BMW junto do organismo federal alemão é capaz de produzir energia sempre que as irregularidades do pavimento fazem a roda subir ou descer, comprimindo ou expandindo a mola e o amortecedor. Tradicionalmente é a mola, ou melhor, o elemento elástico, que suporta o peso do veículo, com o sistema de amortecimento destinado a impedir que a mola continue a oscilar mais do que o necessário. O construtor alemão terá desenvolvido uma forma de usar o peso do veículo, bem como o movimento vertical provocado pelas vibrações do piso, para produzir energia.

A nova suspensão da BMW destina-se a ser exclusivamente utilizada em veículos eléctricos, até pela facilidade de armazenar a energia produzida pelas vibrações do piso na bateria que alimenta o motor eléctrico que faz mover o veículo. A capacidade de geração de energia será maior nos SUV a circular em estradas de terra do que nas berlinas a circular em auto-estradas em perfeito estado de conservação. Mas caso o dispositivo seja simples e barato, instalado em cada uma das quatro rodas, será curioso perceber qual será a capacidade de produzir energia em cada 100 km. O BMW i4 Forum antecipa que esta nova suspensão poderá aparecer no BMW i7, o topo de gama eléctrico.

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