Os planos de segurança e saúde para a jornada da juventude e visita do Papa, em agosto, estão a ser trabalhados na expectativa do “maior evento que Portugal irá organizar“, avançou o responsável pelo Sistema de Segurança Interna.

“Este será, porventura, um dos maiores, senão o maior evento que Portugal irá organizar e receber, na medida em que falamos de largos milhares, para não falar de milhões de visitantes de vários países”, disse à agência Lusa o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI).

Paulo Vizeu Pinheiro será responsável pela coordenação das áreas da saúde e segurança durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto de 2023, evento que contará com a presença do Papa Francisco, que estará também de visita a Fátima.

O secretário-geral do SSI sublinhou que “ainda é cedo para uma estimativa” sobre o número de pessoas que vão estar presentes no país, mas “a experiência aponta para ser um mega fenómeno e mega evento com uma grande circulação de pessoas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Em termos do que é expectável do número de cidadãos que virão visitar Portugal num curto espaço de tempo e num espaço mais limitado dentro do território nacional, será certamente um evento sem paralelo e provavelmente sem precedentes em termos de números”, precisou.

Paulo Viseu Pinheiro explicou que o SSI trabalha “em função da expectativa” e “as estimativas ainda estão numa fase muito inicial”, trabalhando o Sistema de Segurança Interna “em função daquilo que são os dados” dos participantes.

O embaixador afirmou também que o SSI “tem já uma grande experiência na articulação” das forças de segurança, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, INEM e Forças Armadas.

“Toda esta panóplia de entidades está gradualmente a ser envolvida à medida que vão sendo conhecidos e trabalhados os planos de organização do evento”, disse, garantindo que o sistema tem “a máquina bem oleada” com experiências anteriores de organização de grandes eventos, como várias visitas do Papa e cimeiras internacionais.

Papa Francisco abriu inscrições para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa

Na cimeira da NATO, realizada em novembro de 2010 em Lisboa, foram mobilizados mais 10.000 elementos das forças de segurança, na última visita do Papa Francisco a Fátima, em maio de 2017, cerca de 6.000 polícias estiveram envolvidos diariamente na operação de segurança e, mais recentemente, a conferência dos Oceanos, em junho, empenhou mais de 2.000 polícias.

No entanto, sustentou que a JMJ “obviamente terá uma dimensão maior porque tem a ver com peregrinos e jovens que vêm de todo o mundo”.

Custo é o “fantasma” que preocupa bispo responsável pela Jornada da Juventude

“Mas tenha a dimensão que vier a ter, naquilo que respeita ao Sistema de Segurança Interna, vamos trabalhar com todas as entidades”, afirmou.

Paulo Viseu Pinheiro salientou igualmente que, “desde a primeira hora“, o SSI está em contacto com o coordenador do evento nomeado pelo Governo, José Sá Fernandes, Fundação JMJ e todos os outros intervenientes envolvidos em questões da mobilidade, segurança de instalações e aeroportuária.

“Todo esse projeto está a ser gradualmente trabalhado. Mas estamos ainda nos primórdios e ainda há muito trabalho pela frente”, afirmou.

Tal como já anunciou o ministro da Administração Interna, e à semelhança do que aconteceu na cimeira da NATO e na visita do Papa, vão ser repostos os controlos de fronteira terrestre, devendo também ser reforçada a segurança aeroportuária e marítima.

Por outro lado, está em curso a reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a qual também deverá estar pronta no primeiro trimestre de 2023.

Outro tema merecedor da atenção das autoridades são as questões ligadas ao terrorismo.

Na última sexta-feira, foram aprovadas no parlamento as alterações à Lei de Combate ao Terrorismo, transpondo para a legislação portuguesa a diretiva europeia que aperfeiçoa normas incriminadoras de infrações relacionadas com atividades terroristas, incluindo as designadas viagens para terrorismo, e aumenta para quatro anos o limite máximo das penas de prisão aplicáveis ao chamado “crime de glorificação de atos de terrorismo”.

O Governo está também a preparar a Estratégia Nacional do Terrorismo, para ficar pronta antes do verão.

A Estratégia é atualizada de acordo com os novos fenómenos que se verificam neste campo, nomeadamente os chamados “lobos solitários“, isto é, aqueles que cometem sozinhos atos violentos, sem estarem ligados a células ou organizações terroristas.

Ainda relativamente à Jornada, o coordenador nomeado pelo Governo afirmou na semana passada que o ponto de encontro dos jovens é na zona de Loures e Lisboa junto ao rio Tejo, mas haverá outros locais onde vão decorrer eventos relacionadas com a JMJ, designadamente o Parque Eduardo VII, Belém e Oeiras.

A organização da JMJ não avança com números de peregrinos, mas José Sá Fernandes já afirmou que nunca serão menos de um milhão.