Siga aqui o liveblog sobre a guerra

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, reagiu com ironia às imagens mostrando o Presidente russo a atravessar esta segunda-feira a ponte que liga a península da Crimeia à Rússia, dizendo que as ambições de Vladimir Putin “encolheram“.

“Há nove meses, Putin aspirava a destruir a Ucrânia numa questão de dias neste dia, ele está feliz por conduzir um carro numa ponte que construiu ilegalmente há muito tempo“, escreveu o chefe da diplomacia ucraniana na sua conta do Twitter.

“As suas ambições agressivas encolheram. A Ucrânia assegurará que continuem a encolher até encaixarem nas fronteiras da Rússia”, ironizou Kuleba.

Imagens disponibilizadas neste dia pela televisão russa mostram Putin ao volante de uma viatura, afirmando que se encontrava na ponte, recuperada depois dos danos sofridos a 8 de outubro num ataque com um carro-bomba.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta é a sua primeira visita à península, anexada pela Rússia, desde o início da ofensiva militar na Ucrânia, a 24 de fevereiro.

Após a destruição parcial da ponte no ataque, o Presidente russo acusou os serviços secretos ucranianos de terem cometido um “ato terrorista” com a cooperação de países estrangeiros.

Em retaliação, Moscovo lançou pouco depois um ataque maciço de mísseis contra a infraestrutura energética da Ucrânia, ataques que tem repetido desde então.

Putin tinha inaugurado a ponte de 19 quilómetros ao volante de um camião em maio de 2018.