O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou esta quarta-feira para a ocorrência de chuva forte em Portugal continental até final da tarde de sexta-feira, por causa de uma depressão centrada na região dos Açores.

Segundo a informação divulgada pelo IPMA, nos próximos dias o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão centrada na região dos Açores e que se desloca para leste, “transportando uma massa de ar húmido e instável”.

A partir da manhã de quarta-feira, o IPMA prevê a ocorrência de precipitação na região sul do continente, que será por vezes forte e que poderá ser acompanhada de trovoada e rajadas.

Ao longo do dia, a chuva vai estender-se gradualmente às restantes regiões do território continental, de sul para norte, mantendo-se na quinta-feira sob a forma de aguaceiros fortes, que diminuirão de intensidade e frequência a partir da tarde de sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA avisa ainda que os valores acumulados de precipitação total entre quarta-feira e sexta-feira serão significativos e “poderão atingir localmente entre 60 e 120 mm”, em especial na região Sul.

Espera-se igualmente, a partir da manhã de quarta-feira, uma intensificação do vento do quadrante sul, que soprará por vezes forte na faixa costeira, com rajadas até 70 km/h, e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 80 km/h.

O instituto diz ainda que a agitação marítima também irá aumentar, salientando o período entre o final da tarde de quinta-feira e o início da tarde de sexta-feira, quando se esperam na costa ocidental a sul do Cabo Raso e na costa Sul do Algarve ondas de sudoeste com altura entre 4 a 5 metros de altura.

Por causa desta situação, o IPMA emitiu aviso laranja (o segundo mais grave), a partir da tarde de quarta-feira, para os distritos de Faro, Setúbal e Beja, por causa da chuva.

Em comunicado, além de alertar para a previsão de chuva, por vezes forte, mais intensa e frequente na região sul, durante os dias de quarta-feira e quinta-feira, a ANEPC avisou que existem condições favoráveis à conjugação “severa com trovoada e fenómenos extremos nas regiões centro e sul“.

Face às previsões, a ANEPC admite a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais devido à obstrução dos sistemas de escoamento, assim como cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

A Proteção Civil avisa ainda para a eventual instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos e derrocadas motivadas pela infiltração da água, “potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo” e para o arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por causa do vento forte, que podem causar acidentes.

Os avisos da ANEPC para chuva forte e agitação marítima vêm desde domingo, tendo sido registados no sul do país vários episódios de inundações na zona do Algarve, sobretudo em Albufeira e Faro.