Um avião proveniente de Marrocos com destino a Istambul, na Turquia, forçou a aterragem em Barcelona devido ao pedido de emergência de uma mulher que tinha acabado de entrar em trabalho de parto. O que a tripulação do voo não sabia era que se tratava de um esquema de entrada ilegal no país.

De acordo com a ABC España, no inicio da manhã desta quarta-feira, o voo PC652 aterrou no aeroporto El Prat, para cumprir o protocolo de serviço de socorro de forma a garantir à passageira todos os serviços médicos necessários. No entanto, quando o avião finalmente pousou, 27 passageiros saltaram para a pista e 14 deles conseguiram fugir.

A mulher foi transportada para o hospital Sant Joan de Déu, em Barcelona, e após não serem identificados os sinais de trabalho de parto foi presa por delito de desordem pública. Dos restantes passageiros que tentaram escapar, cinco deles pediram para voltar para dentro do avião cuja tripulação aceitou o pedido e os outros oito receberam de imediato um processo de “inadmissibilidade de regresso“.

A mesma fonte adianta que esta já não é a primeira vez que a Espanha identifica grupos de migrantes que tentam forçar a entrada ilegal no país com esquemas do mesmo género. Em 2021, no Aeroporto Internacional de Palma de Maiorca foi acionada a segurança após um grupo de passageiros se descontrolar e começar a correr pelas pistas de aterragem. O voo da Air Arabia Maroc também tinha aterrado de emergência, à semelhança do caso deste dia em Barcelona, devido a um passageiro que fingia estar em coma diabético.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR