Foram seis os golos com que Portugal venceu a Suíça no jogo para os oitavos de final do Mundial do Qatar, na terça-feira. Sabia que os três tentos de Gonçalo Ramos lhe dão um destaque único no Qatar? Tal como a assistência de Bruno Fernandes o coloca na liderança de um dos muitos rankings da competição?

São vários os dados estatísticos que contam a história de um torneio que já leva 16 dias de competição – esta quarta-feira é o primeiro dia de descanso do Campeonato do Mundo que arrancou a 20 de novembro. Milhões já se deslocaram aos estádios, alguns jogos esgotaram – dados da FIFA, apesar das polémicas relacionadas com os números das assistências-, uma equipa de arbitragem entrou na história do futebol masculino e um jogador bateu o recorde de mais quilómetros corridos durante um jogo, incluindo prolongamento.

Descubra 15 curiosidades sobre o Mundial do Qatar e fique a saber mais sobre o que se passa na maior competição de seleções.

56 O número de jogos já disputados. Sete deles acabaram empatados sem golos e, em 25, houve três ou mais golos marcados.

148Já se marcaram quase 150 golos no Qatar (uma média de 2,64 por jogo). Portugal e a Inglaterra são as equipas com melhor ataque (12 golos cada). Mas os britânicos têm três vitórias por mais de 3 golos, contra apenas uma da Seleção Nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

5 Kylian Mbappé (França) é o melhor marcador da competição – uma mão cheia de golos-, seguindo-se uma longa lista que é liderada por Gonçalo Ramos. O português tem três golos marcados, tal como Marcus Rashford (Inglaterra), Álvaro Morata (Espanha), Bukayo Saka (Inglaterra), Olivier Giroud (França), Richarlison (Brasil), Enner Valencia (Equador), Cody Gapko (Países Baixos) e Lionel Messi (Argentina).

3 Bruno Fernandes lidera a tabela de jogadores com mais assistências no Qatar. Tem o mesmo número que o inglês Harry Kane, mas menos um jogo disputado. O número 8 de Portugal tem ainda 2 golos marcados.

TotoMundial 2022. Faça o simulador do Observador e veja se Portugal pode ser campeão ou quem acha que vai estar na final

1 É de Gonçalo Ramos o único hat-trick do torneio – marcou 3 golos à Suíça no jogo dos “oitavos”. O avançado português viveu a sua noite de glória, esta terça-feira: substituto de Cristiano Ronaldo no 11 de Portugal, marcou aos 17, 51 e 67 minutos.

4 Há quatro treinadores que ainda não perderam na competição: Louis van Gaal (Países Baixos), Gareth Southgate (Inglaterra), Hoalid Regragui (Marrocos) e Zlatko Dalic (Croácia).

11 A passagem da Costa Rica pelo Qatar foi difícil e fica marcada, até ao momento, pelo título de pior defesa da competição. O guarda-redes Keylor Navas sofreu 11 golos em 3 jogos.

14 A Arábia Saudita, uma das equipas sensação da fase de grupos, viu 14 cartões amarelos nos 3 jogos disputados, seguindo-se a Sérvia (12 no mesmo número de partidas).  Wayne Hennessey, do País de Gales, foi o único futebolista a ver o cartão vermelho direto na competição, até agora. Vicente Aboubalkar, o ex-jogador do FCP do Senegal, foi expulso mas por acumulação de amarelos.

390 Há 11 jogadores que não falharam um minuto neste Mundial, incluindo os prolongamentos disputados pelas quatro seleções que representam: Maya Yoshida e Shuichi Gonda (Japão), Rodri Hernández e Unai Simón (Espanha), Sofyan Amrabat e Romain Saiss (Marrocos) e Dominik Livakovic, Dejan Lovren, Josip Juranovic, Josko Gvardiol e Marcelo Brozovic (Croácia).

90 Os minutos arbitrados por Stéphanie Frappart, a luso-descendente que se tornou a primeira mulher a arbitrar jogos num Mundial de futebol masculino. A brasileira Neuza Back e a mexicana Karen Medina foram as fiscais de linha do jogo entre Alemanha e Costa Rica. Os germânicos venceram por 4-2, mas não foi suficiente para se apurarem para os “oitavos”.

Interativo Qatar 2022. Todas as classificações, jogos e horários

68 O número de segundos que o Canadá demorou a marcar o golo mais rápido do Campeonato do Mundo do Qatar. O cronómetro marcava apenas 1 minuto e oito segundos quando Alphonso Davies marcou frente à Croácia, no jogo da segunda jornada do Grupo F. O golo mais rápido de sempre em Mundiais continua a ser do turco Hakan Sukur, na partida Turquia-Coreia do Sul, no Mundial de 2002: 11 segundos.

0 O número de golos que os adversários de Marrocos conseguiram marcar a Bono e Munir Mohamedi. A equipa africana tem um golo sofrido nos quatro jogos disputados no torneio mas a única fez que tal aconteceu foi… por causa de um golo marcado na própria baliza pelo defesa marroquino Nayef Aguerd.

16,7 O médio da Croácia Marcelo Brozovic estabeleceu num novo recorde de quilómetros percorridos num jogo do Mundial. No jogo frente ao Japão, que teve prolongamento, o jogador correu 16,7 km, superando os 16,3 km que ele mesmo tinha feito no jogo frente à Inglaterra nas meias-finais do Mundial de 2018. Tal como a do Qatar, esta partida também teve prolongamento. Um detalhe curioso: o jogador do Inter de Milão é fumador.

2,4 Os números ainda não incluem os jogos dos oitavos-de-final, mas já se sabe que 2,4 milhões de pessoas assistiram aos 48 jogos da fase de grupos do Mundial do Qatar. Segundo a FIFA, este valor ultrapassa o número de espectadores da mesma fase na Rússia, em 2018.

88.996 A partida entre Argentina e México, para a segunda jornada do grupo C, foi uma das três cujos estádios esgotaram. Quase 90 mil espectadores assistiram à vitória da “alviceleste”, com golos de Messi e Enzo Fernandez. Num Mundial marcado pelas polémicas com os números de assistências, a FIFA anunciou mais dois jogos com “casa cheia”: Espanha-Alemanha e Polónia-Argentina.