O jardim de infância da Escola Básica de São Miguel, na freguesia de Alvalade, em Lisboa, não abriu portas esta sexta-feira, devido a uma inundação, deixando sem escola 45 crianças, segundo disseram à Lusa fontes oficias.

Depois de uma encarregada de educação ter dito à Lusa que o diretor da escola comunicou aos pais, por volta das 09h00 de sexta-feira, que o jardim de infância não abriria, a Lusa confirmou a informação com a Junta de Freguesia de Alvalade.

Inês Antunes, do gabinete de comunicação da junta, disse que “o jardim de infância está encerrado e o motivo é inundação”, sem adiantar mais informações.

A Lusa tentou falar com o diretor do estabelecimento de ensino, mas este remeteu esclarecimentos para o Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor, que confirmou a situação, referindo que estão em causa duas turmas, num total de 45 crianças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Só tivemos conhecimento da situação esta manhã. Quando se chegou à escola é que se viu a inundação. Informaram-nos e fomos para lá”, relatou Mafalda Duarte, membro da direção do agrupamento, adiantando que “já foi enviado um ’email’ para Câmara Municipal de Lisboa e para a Junta de Freguesia de Alvalade”, entidades que têm a responsabilidade de acionar os mecanismos de resposta à inundação.

“Estamos a fazer todo o possível para ver se resolvemos a situação com a maior brevidade”, garantiu Mafalda Duarte, não podendo estimar, nesta altura, quando é que o jardim de infância voltará a abrir portas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou durante a noite de hoje em Portugal continental 100 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria das quais na cidade de Lisboa.

Durante a madrugada, os distritos de Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal estiveram sob aviso laranja, o segundo mais grave do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de chuva forte.

Todos os distritos do Continente estão sob aviso amarelo até às 15h00 de sexta-feira, devido à previsão de chuva, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento.