A nave espacial Orion, inserida na missão Artemis I da NASA, fez a última passagem ao redor da Lua antes de regressar à Terra e capturou novas imagens da superfície lunar.

As imagens, que foram partilhadas pela NASA no Twitter, contrastam com outras que foram anteriormente divulgadas devido à alta resolução que apresentam. O site Engadget refere que as fotografias que a Orion tirou na sua primeira passagem próxima à Lua ficaram “granuladas” e “estouradas”.

Uma das imagens que o Engadget descreve como tendo ficado “estourada”

As imagens esta quarta-feira partilhadas foram capturadas a uma distância de cerca de 127 quilómetros e têm uma maior resolução. Em declarações à imprensa internacional, na semana passada, Howard Hu — gestor do programa da NASA citado pelo Engadget — classificou como “excelente” o desempenho da Orion.

A missão Artemis I descolou a 16 de novembro do Centro Espacial Kennedy, na Florida. A Orion não levou pessoas nesta viagem, mas transportou três manequins capazes de detetar radiações e acelerações, alguns peluches e vários pins do Snoopy. A nave espacial deverá regressar à Terra este domingo, dia 11 de dezembro, caindo no Oceano Pacífico.

430 mil quilómetros. Orion bate recorde de distância alcançada por uma cápsula para astronautas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR