A Ocean Winds, uma joint-venture da EDP Renováveis (EDPR) e da Engie, vai desenvolver um projeto eólico offshore na Califórnia de dois gigawatts (GW), de acordo com um comunicado divulgado pela empresa.

Segundo a EDPR, a Ocean Winds e o Canada Pension Plan Investment Board (CPP Investments), “através da empresa conjunta Golden State Wind detida a 50%/50%, foram escolhidos pelo U.S. Bureau of Ocean Energy Management (BOEM) para receberem os direitos de gestão de 32,5 mil hectares, onde vão desenvolver um projeto eólico offshore [no mar] na área Morro Bay, ao largo da costa central da Califórnia”.

A EDPR detalhou que “a área atribuída é um dos cinco locais ao largo da costa da Califórnia que fizeram parte do leilão” realizado pelo BOEM, sendo que “este leilão é importante por ser o primeiro para projetos eólicos offshore flutuantes no país, e o primeiro para projetos eólicos na costa ocidental dos Estados Unidos”.

Na mesma nota, a EDPR disse que, “quando estiver em fase operacional, esta área que a Golden State Wind recebeu pode acomodar aproximadamente dois GW de energia eólica offshore, gerando energia suficiente para alimentar o equivalente a 900 mil casas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, destacou, “este projeto apoiará os EUA e a Califórnia no cumprimento dos seus objetivos de 15 GW de produção eólica offshore flutuante até 2035 no país e cinco GW até 2030 na Califórnia — construindo uma nova indústria local, criando empregos para os californianos e impulsionando a economia local”.

A proposta apresentada no leilão pela Ocean Winds e pela CPP Investments inclui o compromisso da Golden State Wind em “investir no desenvolvimento do mercado de trabalho e em iniciativas para promover a cadeia de fornecimento, assim como a trabalhar em estreita colaboração com as principais partes interessadas locais para maximizar os benefícios da emergente indústria eólica offshore”.

A Ocean Winds já está “a desenvolver cerca de quatro GW em projetos offshore no nordeste dos EUA: o projeto Mayflower Wind, ao largo da costa de Nova Inglaterra, e Bluepoint Wind, ao largo das costas de Nova Iorque e Nova Jérsia. Este último está a ser desenvolvido na área do leito marinho adjudicado durante o leilão de New York Bight, no início deste ano”, recordou a EDPR.

A EDPR lembrou que a Ocean Winds “tem mais de 10 anos de experiência em projetos eólicos offshore flutuantes, sobretudo através do desenvolvimento e operação do Windfloat Atlantic, o primeiro parque eólico offshore flutuante do mundo totalmente operacional em fase comercial”, apresentando uma “carteira substancial de projetos flutuantes na Europa e na Coreia do Sul”.