Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Depois de registar elevadas baixas durante a guerra na Ucrânia, a Rússia reforçou o Primeiro Exército Blindado de Guardas da Rússia (1ºGTA), considerada uma das unidades de tanques de maior prestígio russas.

O Ministério da Defesa do Reino Unido revela que a unidade está provavelmente situada perto da cidade de Svatove — na região de Lugansk no leste da Ucrânia — e terá recebido reservistas convocados na mobilização parcial russa, anunciada em setembro.”A unidade foi provavelmente parcialmente reforçada com reservistas, apesar de continuar muito a baixo da sua força de mais de 25 mil combatentes”, refere no habitual relatório divulgado no Twitter.

Elementos da 1º GTA foram inicialmente mobilizados para ajudar nas operações para capturar Kiev e Kharkiv, refere  o The Telegraph. O primeiro objetivo foi abandonado no final de março, quando as forças russas deixaram a região. Seis meses depois, com a retira de Kharkiv, os militares russos, incluindo a unidade de elite russa, deixavam a segunda maior cidade ucraniana, registando grandes perdas. Agora, segundo a Defesa britânica, a Rússia acabou por se ver pressionada a reconstituir a unidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A suposta unidade de elite 1 GTA sofreu pesadas baixas no início da guerra, incluindo durante a retirada da região de Kharkiv, em setembro de 2022.”

Segundo o jornal britânico, antes do início da guerra este grupo teria pelo menos 500 tanques e outros veículos de combate, mas terá perdido entretanto 131 tanques e 409 soldados nos primeiros 19 dias de combate — de acordo com um registo de baixas russo, revelado pelos serviços de informação militares da Ucrânia, em maio. Atualmente, mesmo após o reforço com reservistas, permanece abaixo da sua força autorizada de mais de 25 mil pessoas.

Este não é o único batalhão reforçado com reservistas. Recentemente também algumas unidades das forças aéreas russas (VDV) receberam novos militares nas suas fileiras. A defesa britânica indicou no relatório de 25 de novembro que, apesar de “severamente enfraquecidas” pelos nove meses de guerra, as VDV voltaram à frente de combate e estarão a apoiar a defesa da área de Kremina-Svatove. Na defesa da região, a Rússia já completou sistemas de trincheiras quase contínuos ao longo dos 60 quilómetros entre Svatove e a fronteira russa.

Rússia envia paraquedistas de elite para linha da frente no Donbass após retirada de Kherson

O 1º Exército Blindado de Guardas foi criado para defender Moscovo e liderar contra-ataques no caso de uma guerra com a NATO. As forças remontam à Segunda Guerra Mundial, dado que lutaram como parte do Exército Vermelho na Frente Oriental e na Batalha de Estalinegrado. No início de setembro, a Defesa britânica já tinha indicado que iria levar anos para a Rússia reconstruir a capacidade militar desta unidade.