O sindicato que representa os tripulantes da TAP, o SNPVAC, informou que decidiu não marcar greve no período de Natal “por considerar que a mesma afetaria diretamente a diáspora portuguesa que aproveita esta quadra natalícia para visitar as suas famílias e os seu entes mais queridos, bem como os portugueses que que se deslocam nestes dias para visitar os seus familiares no estrangeiro.”

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil já realizou dois dias de greve este mês — 8 e 9 — e avisou que prevê convocar mais cinco dias de greve até ao final de janeiro. Daí o esclarecimento feito esta quarta-feira sobre o calendário dos novos dias de greve que, no entanto, não dá garantias sobre o período que envolve o Ano Novo. As datas serão definidas pela direção do sindicato comunicadas aos associados 24 horas antes da entrada do pré-aviso de greve.

“Não podemos deixar de estar solidários com centenas milhares de compatriotas nossos que, pelas mais diversas circunstâncias, se viram obrigados a emigrar para melhorar as suas condições de vida. Aproveitamos para informar que até ao próximo dia 27 de dezembro, inclusive, não vai haver qualquer dia de greve”, refere um comunicado.

No dia em Pedro Nuno Santos esteve no Parlamento, o SNPVAC volta a “exigir que a administração da TAP respeite os acordos por ela firmados, nomeadamente o Acordo Temporário de Emergência (ATE) já de si excessivamente doloroso para os Tripulantes TAP, pois o seu sistemático incumprimento esmaga financeiramente os rendimentos dos Tripulantes TAP”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR