O Novo Banco anunciou esta quinta-feira que Leigh Bartlett irá deixar o cargo de administrador financeiro (CFO) da instituição, uma função que será assumida, até à substituição, pelo presidente executivo Mark Bourke, segundo um comunicado ao mercado.

Na nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Novo Banco informou que “o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) acordou com Leigh Bartlett, a seu pedido e por razões pessoais, a cessação das suas funções no Conselho de Administração Executivo, em que desempenhava o cargo de Chief Financial Officer (CFO), com efeitos a partir do dia 30 de dezembro de 2022”.

O banco disse ainda que “na sequência desta comunicação vão ser desencadeados pelo órgão competente, o Comité de Nomeações do CGS, os procedimentos com vista à sua sucessão, e as suas conclusões serão anunciadas oportunamente, logo que concluído o processo”.

Entretanto, “no período decorrente entre o final do ano e uma nova nomeação”, Mark Bourke “irá também desempenhar funções de CFO interino”, indicou. “Em nome do Banco, faço questão em agradecer ao Leigh a sua dedicação e contributo para o Novo Banco e desejar-lhe o maior sucesso no seu futuro”, disse Mark Bourke, citado na mesma nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Leigh Bartlett foi anunciado como CFO do Novo Banco em maio deste ano, ao mesmo tempo que Mark Bourke, que ocupava o cargo até então, passou a ser CEO, substituindo António Ramalho.

Num comunicado enviado CMVM em 5 de maio, o Novo Banco disse que o CGS tinha escolhido para administrador financeiro Leigh Bartlett, diretor executivo do Masthaven Bank desde 2020. Nessa altura, a instituição disse que, depois de “um processo de pesquisa robusto”, o CGS concluiu que o responsável “é o candidato que melhor preenche os critérios exigidos”.

O CGS salientou ainda o facto de o Novo Banco “ter conseguido atrair e contratar um CFO de elevado renome, com o seu conhecimento, perícia e experiência de mais de 15 anos na indústria de serviços financeiros, demonstrando o progresso significativo que o Novo Banco tem efetuado nos últimos anos”, refere a nota.