O governo espanhol está a estudar uma subida do salário mínimo, atualmente nos 1.000 euros, entre 4,6% e 8,2%, em janeiro. Mas já admite rever o valor a meio do ano, para avaliar se a subida é suficiente tendo em conta a evolução da inflação.

Segundo o El Mundo e o El País, a ministra do Trabalho espanhola, Yolanda Díaz, apresentou esta segunda-feira um relatório elaborado pela comissão responsável por analisar a evolução do salário mínimo. Essa comissão recomenda um aumento dos atuais 1.000 euros para um intervalo entre 1.046 euros e 1.082 euros, a 14 meses, em 2023. Os peritos sugerem que o montante que vier a ser decidido seja revisto a meio do ano com base na inflação e o governo admite essa possibilidade.

“Prevemos que podemos rever o salário mínimo após seis meses, em função da evolução da inflação”, afirmou a ministra, numa conferência de imprensa. A governante não se comprometeu com um valor específico do aumento do ordenado mínimo. “Não me inclino para nenhum dos extremos do leque e até me sentar à mesa de diálogo social não vou tomar qualquer posição. Vamos ouvir ativamente os parceiros sociais”, afirmou, indicando que os sindicatos pedem 1.100 euros. “Só peço aos parceiros que cumpram o seu mandato constitucional e venham para a mesa para trabalhar, que tenham a mente aberta e trabalhem pelo país”. A inflação em Espanha ronda os 8,6% atualmente.

Além do leque com valores mínimo e máximo de aumentos, a comissão também propôs dois valores intermédios: 1.054 e 1.066 euros.A ideia da comissão é que o salário mínimo atinja os 60% do salário médio líquido em 2023.  A ministra vai agora reunir com os parceiros sociais para negociar o valor exato do aumento.

Em Portugal, o aumento do salário mínimo será de 7,8% em janeiro, de 705 euros para 760 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR