Os trabalhadores do Novo Banco vão receber um apoio extraordinário de 500 ou 250 euros, conforme o rendimento bruto anual esteja acima ou abaixo de 30.000 euros, informou o banco em comunicado. Os membros dos órgãos sociais e diretores de primeira linha ficam de fora destes apoios que serão pagos esta sexta-feira.

“A comissão executiva do Novo Banco aprovou um apoio extraordinário de 500 euros aos seus colaboradores com rendimentos brutos anuais abaixo de 30.000 euros, e de 250 euros, para rendimentos acima desta quantia (estão excluídos órgãos sociais e diretores de primeira linha) como medidas de mitigação do aumento da inflação”, diz o banco em comunicado. “Estes apoios serão pagos já dia 23 de dezembro”, acrescenta-se.

Este foi um ano particularmente difícil para as famílias. A subida generalizada dos preços de bens essenciais, o aumento das taxas de juro e a inflação a níveis que há muito não sentíamos, afetaram o dia-a-dia dos colaboradores do Novo Banco e das suas famílias, numa altura em que contribuíram de forma decisiva para o acompanhamento dos clientes, recuperação do banco e da sua rentabilidade”, afirma o presidente-executivo Mark Bourke.

Além disso, o banco vai criar uma “linha de crédito para apoio a situações de stress financeiro” poderá antecipar 50% do subsídio de Natal de 2023 para os trabalhadores que precisarem, já a partir de janeiro. Para quem tem crédito à habitação no banco, serão também flexibilizados alguns prazos de amortização do crédito habitação.

O banco estabeleceu, também, um novo salário mínimo bruto mensal de 1.100 euros, a partir do próximo ano. “Esta medida abrange todos os colaboradores que atualmente se encontram abaixo deste patamar e os que vierem a integrar o Novo Banco”, assinala o comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR