Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou esta terça-feira a cidade de Bakhmut, na região de Donetsk, um importante ponto estratégico que tem sido um dos grandes alvos dos russos na região oriental da Ucrânia.

A visita surpresa de Zelensky àquela cidade serviu não apenas para o Presidente tomar conhecimento da situação da região no terreno, mas também para condecorar vários militares ucranianos.

Como explicou recentemente o Observador num artigo sobre os próximos desenvolvimentos da guerra, Bakhmut é uma cidade estratégica, que tem sido um alvo constante dos russos e que já se transformou numa cidade fantasma, totalmente destruída — mas que é fundamental para que os russos se consigam movimentar livremente na região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para onde vai a guerra? Bakhmut, Svatove e Kreminna são paragens obrigatórias. Falta de combustível atrasa batalhas

Esta segunda-feira, Volodymyr Zelensky já tinha dito que Bakhmut é atualmente o “ponto mais quente” da linha da frente. “Desde maio, os invasores têm tentado quebrar Bakhmut, mas o tempo passa e a cidade já está a quebrar. Não só o exército russo, mas também os mercenários russos que vieram substituir o exército”, disse Zelensky.

Zelensky: Bakhmut resiste ao controlo russo apesar de ser o ponto mais intenso do conflito na Ucrânia