Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou esta terça-feira a cidade de Bakhmut, na região de Donetsk, um importante ponto estratégico que tem sido um dos grandes alvos dos russos na região oriental da Ucrânia.
A visita surpresa de Zelensky àquela cidade serviu não apenas para o Presidente tomar conhecimento da situação da região no terreno, mas também para condecorar vários militares ucranianos.
President Volodymyr Zelensky greets Ukrainian fighters on the front line in Bakhmut in Donetsk Oblast during an unannounced visit on Dec. 20.
Video by Ukrainian public broadcaster Freedom. pic.twitter.com/mLmJ6RfM4w
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) December 20, 2022
Como explicou recentemente o Observador num artigo sobre os próximos desenvolvimentos da guerra, Bakhmut é uma cidade estratégica, que tem sido um alvo constante dos russos e que já se transformou numa cidade fantasma, totalmente destruída — mas que é fundamental para que os russos se consigam movimentar livremente na região.
Esta segunda-feira, Volodymyr Zelensky já tinha dito que Bakhmut é atualmente o “ponto mais quente” da linha da frente. “Desde maio, os invasores têm tentado quebrar Bakhmut, mas o tempo passa e a cidade já está a quebrar. Não só o exército russo, mas também os mercenários russos que vieram substituir o exército”, disse Zelensky.