A população de Nova Zambézia, no distrito de Macomia, na província moçambicana de Cabo Delgado, encontrou quatro corpos sem vida numa mata, disseram hoje à Lusa fontes locais.

“Dos quatro corpos que encontrámos, três são-nos desconhecidos e um parece ser um membro da força local [grupo de ex-guerrilheiros que apoiam as forças governamentais no combate contra o terrorismo em Cabo Delgado]”, declarou à Lusa um residente local.

A aldeia Nova Zambézia tem uma base militar instalada, mas tem sido alvo recorrente de incursões rebeldes, sendo algumas tentativas repelidas pelas forças governamentais.

De acordo com uma outra fonte local, os últimos confrontos entre as forças governamentais e os rebeldes naquela região têm estado a provocar a saída das populações, num momento em que algumas pessoas começavam a voltar às suas zonas de origem.

A população estava já a regressar à aldeia, mas o medo voltou. Alguns estão a abandonar novamente”, explicou o residente da aldeia.

A aldeia Nova Zambézia está localizada ao longo da estrada nacional número 380, a quase 250 quilómetros da cidade capital de Cabo Delgado (Pemba).

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde julho de 2021 com apoio do Ruanda e da SADC, libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR