788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Infertilidade: saiba como gerir a pressão social

Este artigo tem mais de 1 ano

A pressão social em torno de quem sofre de infertilidade é grande. Saiba qual a melhor estratégia para abordar o assunto e descubra ainda os principais mitos e verdades associados à fertilidade.

Já reparou que quando o tema é infertilidade quase toda a gente parece ter algo a dizer? Infelizmente, o que nem sempre é tido em conta é a enorme pressão que essas intromissões acabam por ter na vida de quem tenta gerar um filho sem sucesso. Ou seja, além de terem de lidar com a dificuldade em engravidar, os casais têm ainda de enfrentar todo o tipo de opiniões e sugestões oriundas do exterior, na maior parte das vezes partilhadas com boas intenções.

A verdade é que nem sempre os familiares e amigos que rodeiam o casal infértil sabem como abordar o assunto, nem as pessoas afetadas sabem como lhes responder. Como resultado, a tensão em torno do assunto é grande, aumentando também a pressão e os sentimentos de angústia, tristeza e frustração por parte de quem sonha ter um filho.

Felizmente, existem algumas estratégias para melhor gerir a comunicação sobre esta doença, e é isso mesmo que partilhamos neste artigo mais à frente, com a ajuda da psicóloga Filipa Santos, especialista na Clínica IVI Lisboa. Para já, importa perceber como é que a infertilidade acaba por afetar também a saúde mental de quem dela sofre, tornando ainda mais difícil lidar com este problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

Gerar vida – um sonho comum

Ter filhos é um dos desejos mais comuns à maior parte das pessoas, por isso, não é de estranhar que, quando tal não é possível, seja grande o impacto nas vidas de quem atravessa a situação assim como também junto das respetivas famílias e comunidades. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a infertilidade como uma doença do aparelho reprodutor masculino ou feminino, diagnosticada quando ao fim de pelo menos um ano de vida sexual regular e sem contraceção a gravidez não acontece.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A infertilidade afeta indistintamente pessoas de todo o mundo em idade reprodutiva, com a OMS a estimar que cerca de 48 milhões de casais e 186 milhões de pessoas no mundo sofram do problema. Já em Portugal, os resultados de um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto revelam que entre 9 a 10% dos casais serão inférteis.

Impacto na saúde mental

Não é raro que os casais inférteis desenvolvam algum tipo de problema de saúde mental. Diversos estudos levados a cabo indicam que a prevalência destes distúrbios possa variar entre 30 a 80%, dependendo de muitos fatores, nomeadamente, da duração da infertilidade e do número de tentativas de tratamentos realizados.

Depressão, ansiedade, stress nas relações interpessoais, sentimentos de diferença face à norma, estigma e solidão, são algumas das consequências que a infertilidade pode ter nos casais que vivem este problema. Em sociedades mais conservadoras, onde a mulher é ainda vista como a principal responsável por gerar vida, é sobretudo nela que os distúrbios psicológicos tendem a manifestar-se mais frequentemente, como também está demonstrado em diversas investigações.

Quando os casais procuram ajuda devido à dificuldade em engravidar, é frequente que se apresentem já muito debilitados do ponto de vista psicológico, não só pelas várias tentativas fracassadas, mas também pelas inúmeras dúvidas que alimentam e ainda pela pressão crescente que sentem para gerar um filho rapidamente.

O que dizer nesta situação?

Tendo em conta a enorme sensibilidade da questão e o facto de o casal se encontrar bastante vulnerável a tudo o que possa ser dito sobre a sua infertilidade, a psicóloga Filipa Santos dá alguns conselhos.

Se perguntam: “Então e vocês, estão juntos há tanto tempo, quando é que pensam em ter filhos?”

Responder: “Nem sempre é tão fácil como algumas pessoas imaginam”; “nós também achávamos que seria fácil, mas não está a ser”.

Se o casal não aparece em encontros sociais com amigos e familiares.

Perguntar: “Como é que vocês estão?”; “Não vos temos visto, sentimos a vossa falta, vocês estão bem?”

Se as outras pessoas sabem que o casal está a fazer tratamentos para a infertilidade.

Em vez de “a minha amiga X engravidou no centro Y, foi ótimo, devias ouvir uma segunda opinião”, optar por dizer: “Tenho uma amiga que passou por tratamentos para engravidar, sei que pode ser desafiante, como é que está a ser convosco?”

Se os tratamentos não resultam.

Em vez de “tu devias parar de fazer esses tratamentos, porque isso só te está a fazer mal”, optar por dizer: “Parece mesmo difícil aquilo por que estás a passar, posso ajudar?”

Em vez de “se não engravidaste é porque não tinha de ser, há outras coisas na vida”, perguntar: “Como é que te sentes por ainda não ter funcionado?”

Se é um facto, como dizíamos no início deste artigo, que toda a gente tem sempre algo a dizer sobre conceção e fertilidade, também se sabe que há muitas ideias completamente erradas associadas ao assunto, o que ainda dificulta mais a abordagem correta de um tema tão delicado como este. Assim, convidamo-lo a fazer o nosso quiz para testar os seus conhecimentos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora