Drones de origem norte-coreana terão entrado no espaço aéreo da Coreia do Sul e, como resposta, foram disparados esta segunda-feira tiros de aviso por caças e helicópteros sul-coreanos.

Segundo a agência sul-coreana Yonhap, citada pela SkyNews, a Coreia do Sul identificou vários dispositivos não tripulados, que cruzaram a fronteira terrestre desmilitarizada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul — chamada Linha de Demarcação Militar. Aliás, as autoridades da Coreia do Sul estimam que o país liderado por Kim Jong-un tenha cerca de 300 drones para utilizar.

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos após exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim que os drones foram identificados, avançou o ministério da Defesa da Coreia do Sul, este país enviou então caças e helicópteros e uma das aeronaves — uma KA-1 — caiu pouco depois de sair da base aérea. Os dois ocupantes sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para o hospital.

Depois da entrada dos drones norte-coreanos em território da Coreia do Sul, os militares pediram a suspensão das partidas previstas para os aeroportos de Incheon e Gimpo.

Já na passada sexta-feira, a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance em direção às suas águas territoriais. Este exercício foi feito depois de os Estados Unidos e a Coreia do Sul terem efetuado exercícios militares conjuntos, que podem ser visto por Pyongyang como um ensaio para uma tentativa de invasão da Coreia do Norte.