As autoridades impediram a família do antigo futebolista Ali Daei de sair do Irão. O avião em que seguiam a mulher e a filha do ex-jogador esta segunda-feira para o Dubai quando foi intercetado, relata a agência Reuters. Ali Daei tem-se mostrado crítico do regime de Teerão.

A aeronave acabou por aterrar na ilha iraniana de Kish. As familiares de Ali Daei foram forçadas a desembarcar e avisadas de que não podiam deixar o país, segundo testemunhas no local citadas pela Iran Internacional.

Ali Daei, citado pela televisão sediada em Londres, reagiu com surpresa à interceção. “A minha mulher e a minha filha embarcaram legalmente num avião que partiu do Aeroporto Imam Khomeini [em Teerão] para irem para o Dubai, mas o avião aterrou em Kish”, confirmou. O antigo jogador diz não ter uma explicação para o acontecimento. “Ninguém me deu uma resposta. Queriam prender um terrorista? Elas passaram pelo controlo de passaporte e embarcaram no avião legalmente. Se houve um problema, por que não as prenderam?”. Os órgãos de comunicação iranianos dizem que a mulher de Ali Daei recebeu uma ordem judicial do Conselho de Segurança Nacional que a impedida de deixar o Irão “por convidar pessoas a participar nos protestos”, o que fazia com que a deslocação para o Dubai fosse ilegal.

O Irão enfrenta fortes protestos populares depois de Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos, ter morrido enquanto se encontrava detida pela polícia dos costumes por não estar a usar o véu islâmico de maneira considerada apropriada pelas autoridades. As manifestações a favor dos direitos das mulheres e contra o regime têm levado Teerão a recorrer à aplicação da pena de morte — um dos condenados é o jogador Amir Nasr-Azadani — e a realizar execuções públicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Amir Nasr-Azadani, o futebolista iraniano condenado a pena de morte por “inimizade contra Deus”. Família tem sido ameaçada

Ali Daei tem mostrado apoio aos protestos, tendo-se recusado a viajar para o Qatar para assistir ao Mundial de futebol devido à brutalidade das autoridades contra os manifestantes. A tomada de posição levou a que o regime lhe fechasse a ourivesaria e o restaurante os quais era proprietário.

O antigo futebolista ficou conhecido por ser detentor do recorde de mais golos marcados ao serviço de uma seleção. Ali Daei apontou 109 golos em 149 jogos ao serviço da seleção do Irão. O registo foi batido por Cristiano Ronaldo em setembro de 2021.