895kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vai estar na rua na Passagem de Ano? Leve guarda-chuva, um casaco quente e corta-vento

Este artigo tem mais de 1 ano

Previsões mais recentes do IPMA avisam para chuva forte, frio e vento na noite da Passagem de Ano. Céu pouco nublado a 31 de dezembro vai dar lugar a uma frente fria no início de 2023.

As rajadas de vento podem atingir os 85 km/h e os termómetros podem baixar aos 5ºC em alguns pontos do país
i

As rajadas de vento podem atingir os 85 km/h e os termómetros podem baixar aos 5ºC em alguns pontos do país

WireImage

As rajadas de vento podem atingir os 85 km/h e os termómetros podem baixar aos 5ºC em alguns pontos do país

WireImage

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não tem boas notícias para quem tenciona passar a noite de Passagem de Ano na rua: a quatro dias do Réveillon, os meteorologistas antecipam chuva forte, vento e frio em todo o país entre os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro.

É “um horror” para os festivaleiros, classificou entre risos o meteorologista Alessandro Marraccini ao Observador, e que se instalará ao fim da tarde em todo o território continental com a chegada de uma frente fria que vai atravessar o Atlântico e descarregar em cima de Portugal precisamente por altura do Ano Novo.

“Há duas massas de ar diferentes”, descreveu o cientista: “A linha em que as duas massas de ar interagem desenvolve precipitação e os ventos intensifica-se. O lado noroeste é mais frio, enquanto o lado sudeste é mais quente“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto essa frente fria não chega, a meteorologia dará tréguas aos portugueses no continente. De acordo com as previsões mais recentes de Alessandro Marraccini, ao longo do dia 31 de dezembro, o tempo “não será assim tão mau”: esperam-se “boas abertas” e céu pouco nublado durante o dia.

Não será bem assim na Madeira. A previsão meteorológica já aponta para chuva na madrugada de 31 de dezembro e a probabilidade de ocorrência de precipitação igual ou superior a 0,3 milímetros ao longo de 3h será maior entre as 18h e as 21h: 73%. A temperatura estará entre os 18ºC e os 22ºC. O vento soprará de sudoeste por volta das 18h a 27 km/h.

O que significa quando se mede a chuva em milímetros?

Mostrar Esconder

Nas previsões meteorológicos, quando o IPMA se refere a uma precipitação “igual ou superior a 0,3 milímetros em três horas”, refere-se a uma acumulação de chuva maior ou igual a 0,3 litros por metro quadrado ao longo de três horas

Para emitir um aviso amarelo de meteorologia, normalmente é preciso atingir, os 10 milímetros por hora ou os 30 milímetros em seis horas. Um aviso laranja é emitido perante uma precipitação a partir dos 21 milímetros e até aos 40 por hora; ou 41 a 60 milímetros em seis horas. A partir daí, por norma, emite-se um aviso vermelho.

Mas ao fim da tarde tudo deve mudar em Portugal Continental. A frente mais fria das massas de ar em viagem sobre o Atlântico avança deslocando o ar quente. Pelo caminho causa diminuição da temperatura e da humidade; e mudanças da direção do vento. É isso o que se espera dentro de alguns dias porque o lado mais frio deve atingir Portugal na noite de 31 para 1 de janeiro.

Como ainda faltam quatro dias para a Passagem de Ano, a incerteza sobre as previsões ainda é considerável. Mas neste altura, tanto quanto se sabe, as rajadas de vento podem atingir os 85 km/h e os termómetros podem baixar aos 5ºC em alguns pontos do país.

As chuvas devem ser mais fortes no Norte e Centro e permanecem pelo menos até ao dia 1 de janeiro — altura em que a precipitação se intensificará. Pelo menos até agora, não há avisos meteorológicos previstos para nenhum distrito do país. Mas, como já nos têm ensinado os últimos dias de tempestade em Portugal Continental e na Madeira, tudo pode mudar.

Onde vai passar a Passagem de Ano? A previsão de norte a sul do país

Em Lisboa, no próximo sábado a temperatura mínima será de 14ºC e a máxima de 18ºC, com quase 48% de probabilidade de ocorrência de precipitação igual ou superior a 0,3 milímetros em três horas entre as 18h e as 21h. O vento soprará de sul e deve rondar os 24 km/h às 15h.

No dia seguinte, espera-se mais frio — a mínima será de 12ºC e a máxima de 17ºC —, a probabilidade de ocorrência de precipitação igual ou superior a 0,3 milímetros em três horas será de 68% entre as 6h e as 9h; e o vento soprará de sudoeste, na ordem dos 28 km/h às 12h.

Oito horas no centro operacional do IPMA em noite de aviso vermelho: “Interpretamos as coisas como um médico interpreta uma ecografia”

No Porto, a 31 de dezembro a temperatura mínima será de 14ºC e a máxima de 18ºC. A probabilidade de ocorrência de precipitação igual ou superior a 0,3 milímetros em três horas também será maior (70%) entre as 18h e as 21h. O vento soprará de sul e deve rondar os 36 km/h às 21h.

A 1 de janeiro, a temperatura mínima baixa significativamente para os 9ºC e a temperatura máxima rondará os 16ºC. Entre as 3h e as 6h haverá 78% de probabilidade de a precipitação ser igual ou superior a 0,3 milímetros em três horas. Às 3h, o vento soprará de sul a 33 km/h.

Em Faro, não se espera precipitação no último dia do ano e as temperaturas estarão entre os 12ºC e os 19ºC, com o vento a ser mais intenso por volta das 9h, a soprar a 13 km/h. No dia seguinte, a maior probabilidade de precipitação a partir dos 0,3 milímetros em três horas será entre as 12h e as 15h: 56%. Mas, se a temperatura mínima se mantém, a máxima chega aos 20ºC. O vento soprará de sudoeste e será mais intenso a partir das 15h, a 20 km/h.

Portugueses apostam em hotéis para Natal e passagem de ano. País com lotação quase esgotada

No Funchal, depois de um dia 31 de dezembro chuvoso, o 1 de janeiro continuará a trazer precipitação durante a manhã: entre as 3h e as 6h, a probabilidade de precipitação a partir dos 0,3 milímetros em três horas será de 67%; e a temperatura será de 17ºC a 21ºC. À meia-noite, o vento soprará a 26 km/h a partir de sudoeste.

Em Ponta Delgada, espera-se chuva até ao início da tarde: logo às primeiras horas da madrugada, a maior probabilidade de ocorrência de chuva a partir dos 0,3 milímetros ao longo de três horas entre a meia-noite e as 3h será de 49%. A temperatura ficará entre os 10ºC e os 14ºC; e o vento soprará de oeste por volta das 6h, altura em que atingirá os 33 km/h.

No dia seguinte, enquanto Portugal Continental e Madeira continuam a debater-se com a chuva, os Açores continuarão a ter tréguas, mas a temperatura mínima baixará aos 9ºC. O vento também vai soprar com menos intensidade: 28 km/h por volta das 6h, a soprar de noroeste.

As previsões meteorológicas mais recentes em todos os concelhos do país podem ser consultadas no site do IPMA, no setor que diz respeito à “previsão localidade horária”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.