Nada melhor do que o teste do alce, inventado pelos nórdicos, para determinar a capacidade que os condutores têm para se desviar de um obstáculo inesperado que surja pela frente, para depois regressar à sua faixa de rodagem sem perder o controlo do veículo durante esta manobra de emergência. E como o KM77 coloca à prova todos os novos veículos que chegam ao mercado, desta vez calhou ao novo BMW X1 mostrar do que é capaz, enfrentando o alce, mas igualmente uma prova de slalom.

A unidade submetida à manobra de evasão foi o X1 sDrive 18d, com tracção à frente e um motor 2.0 turbodiesel com 150 cv. No teste do alce, o BMW X1 tentou atacar o “duplo S” a várias velocidades, mas a mais elevada a que conseguiu cumprir a manobra sem derrubar pinos foi a 74 km/h. Um valor aceitável para um SUV com estas características, mas que não é o melhor da classe.

O BMW X1 começa por perder para o seu “irmão” maior, o X3, que realizou a manobra a 81 km/h. Mas o SUV mais pequeno da marca alemã vê-se igualmente batido pelo Maxda CX-5 (81 km/h), Renault Kadjar (81), Opel Grandland X (81), Citroën C5 Aircross (79), Renault Arkana (77) e Nissan Qashqai (75).

Na prova de slalom, o X1 realiza o percurso em 25,5 segundos, demonstrando ser seguro mas não figurando entre os mais ágeis. Num confronto Alemanha/Itália, o BMW X1 é ultrapassado, ainda que ligeiramente, pelo também novo Alfa Romeo Tonale, que cumpre o teste do alce à mesma velocidade (74 km/h), mas é mais rápido no slalom (24,5 segundos).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR