O bloco de partos do Hospital de Portimão retomou esta segunda-feira de manhã o seu funcionamento normal, depois de ter estado encerrado desde as 21h00 da passada terça-feira, informou esta unidade de saúde do distrito de Faro.

Fonte do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) disse à agência Lusa que a reabertura teve lugar “como estava previsto” e de forma “normal”, esta segunda-feira às 09h00.

O bloco de partos do Hospital de Portimão encerrou na passada terça-feira às 21h00 devido à ausência de pediatras, tinha informado na última quarta-feira o CHUA.

De acordo com o centro hospitalar, que integra os hospitais de Faro, Portimão e Lagos, a carência de médicos pediatras levou a uma reorganização dos serviços articulada entre as unidades hospitalares de Portimão e Faro para o período de fim de ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante os dias em que esteve encerrado, o atendimento em urgência de pediatria no Hospital de Portimão foi realizado por médicos não especialistas, funcionando como serviço de urgência básico, sendo o internamento assegurado na unidade de Faro.

Os constrangimentos dos serviços “devem-se à grande carência/limitação de recursos humanos, na qual o CHUA tem estado a trabalhar no sentido de os resolver, reforçando os serviços com a contratação de novos profissionais em 2023”, conclui a nota do CHUA.

O encerramento do bloco de partos de Portimão não foi caso único, tendo também os blocos de parto dos hospitais de Caldas da Rainha, Loures, Barreiro e Beja encerrado às 08h00 de sexta-feira para reabrirem esta segunda-feira de manhã, no âmbito do plano da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O encerramento destes blocos de parto consta do plano “Nascer em segurança no SNS” da direção executiva para o funcionamento das maternidades em Portugal continental na quadra festiva.