A circulação de comboios da CP decorre esta terça-feira sem perturbações, em dia de greve de maquinistas ao trabalho extraordinário, mas o sindicato prevê possíveis supressões ao final da tarde e espera maior impacto na quarta e quinta-feira.

Segundo a CP, até ao momento, a circulação decorre sem perturbações, sem supressões de comboios, no primeiro dia de greve de maquinistas ao trabalho extraordinário e em dias de descanso, que decorre entre as 0h00 de terça-feira e as 23h59 de 08 de janeiro.

Já na quarta e na quinta-feira, os trabalhadores das categorias representadas pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) cumprem uma greve total, entre as 0h00 de dia 04 e as 23h59 de 05 de janeiro.

O presidente do sindicato, António Domingues, disse à Lusa que a greve está a decorrer “dentro do expectável”, devido à altura do ano.

“Temos perfeita noção de que o impacto da greve só se fará sentir na totalidade no dia 04 ou 05”, afirmou o dirigente sindical, admitindo, porém, a possibilidade de supressões de comboios ao final da tarde de terça-feira e na manhã de sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O SMAQ deu esta terça-feira início a uma greve na CP que vai durar toda a semana, para reclamar melhores condições de trabalho e aumentos.

Em comunicado, publicado no site do sindicato, a estrutura explicou que a paralisação terá mais impacto entre “as 0h00 do dia 04 de janeiro de 2023 e as 24h00 do dia 05 de janeiro de 2023”, quando os trabalhadores “das categorias representadas pelo SMAQ” se encontram “em greve à prestação de todo e qualquer trabalho”.

O sindicato deu ainda conta das suas reivindicações na nota, destacando os “aumentos salariais efetivos e valorização da Carreira da Tração”, a “melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais” e das “condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor”.

O SMAQ exige também a “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”, a “implementação de um efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes”, o “reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo” e o cumprimento integral do acordo de empresa.

O sindicato pretende ainda o “reconhecimento de categoria superior aos associados do SMAQ que desempenham/desempenharam serviço em órgãos de acompanhamento de tráfego” e manifesta-se “contra a absurda discriminação das categorias operacionais em matéria de tolerâncias de ponto na quadra festiva”.

“Naturalmente, como é nosso apanágio, estamos sempre dispostos a sentar-nos à mesa para encontrarmos um ponto de acordo se a CP apresentar as propostas e as soluções necessárias, sem mais adiamentos e declarações vagas”, referiu o sindicato.

A CP – Comboios de Portugal explicou, em comunicado, que prevê perturbações à circulação com “especial impacto” entre o final de 03 de janeiro e o início de 06 de janeiro.

Para os dias 04 e 05 de janeiro foram definidos serviços mínimos, que podem ser consultados no site da empresa, para serviços Alfa Pendular e Intercidades; Regional, InterRegional e Internacional; Comboios Urbanos do Porto e de Coimbra e Comboios Urbanos de Lisboa, destacou ainda.

A CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, ou “a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”.