A greve dos maquinistas da CP — Comboios de Portugal suprimiu esta quarta-feira 683 comboios até às 18h00, adiantou fonte oficial da transportadora ferroviária à Lusa.

Assim, entre as 00h00 e as 18h00 “circularam 284 comboios, a nível nacional. Estavam programados 967, foram suprimidos 683”, de acordo com a mesma fonte. Foram cumpridos os serviços mínimos.

Os trabalhadores das categorias representadas pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) cumprem uma greve total, entre as 00h00 de quarta-feira e as 23h59 de quinta-feira.

Na segunda-feira, os maquinistas iniciaram uma greve ao trabalho extraordinário e em dias de descanso, que se prolongará até às 23h59 de domingo. O protesto do SMAQ pretende reclamar melhores condições de trabalho e aumentos salariais.

Em comunicado publicado no site do sindicato é referido que a paralisação terá mais impacto entre “as 00h00 do dia 4 de janeiro de 2023  e as 24h00 do dia 5 de janeiro de 2023”, quando os trabalhadores “das categorias representadas pelo SMAQ” se encontram “em greve à prestação de todo e qualquer trabalho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Maquinistas da CP em greve esta semana por aumentos e melhoria nas condições de trabalho

O sindicato reivindica a “melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais” e das “condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor”.

O SMAQ exige também a “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”, a “implementação de um efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes”, o “reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo” e o cumprimento integral do acordo de empresa.

O sindicato pretende ainda o “reconhecimento de categoria superior aos associados do SMAQ que desempenham/desempenharam serviço em órgãos de acompanhamento de tráfego” e manifesta-se “contra a absurda discriminação das categorias operacionais em matéria de tolerâncias de ponto na quadra festiva”.

Para quarta e quinta-feira foram definidos serviços mínimos, que podem ser consultados no ‘site’ da empresa, para serviços Alfa Pendular e Intercidades, Regional, InterRegional e Internacional, Comboios Urbanos do Porto e de Coimbra e Comboios Urbanos de Lisboa, destacou ainda.