As seguradoras a operar em Portugal preveem vir a pagar um total de 47,4 milhões de euros em indemnizações pelos estragos causados pelo mau tempo em dezembro. Esta é a nova estimativa (provisória) feita pelo setor e citada num comunicado divulgado esta quarta-feira pela Associação Portuguesa de Seguradoras (APS).

“De acordo com os dados mais recentes do inquérito promovido pela APS junto das empresas de seguros suas associadas, foram registadas 10.727 participações de sinistros, pelas quais se estimam pagar indemnizações de 47,4 milhões de euros“, pode ler-se no comunicado, que se refere apenas às indemnizações na área metropolitana de Lisboa.

Lisboa e Oeiras são os concelhos com mais sinistros participados e com o valor mais alto de indemnizações pagas e provisionadas”, acrescenta o comunicado, que se concentra no período entre 7 e 16 de dezembro.

A APS acrescenta que “os principais prejuízos reportados continuam a dizer respeito a seguros de Multirriscos Comércio e Indústria, com um valor estimado de indemnizações perto dos 24 milhões de euros, e a seguros de Multirriscos Habitação, com indemnizações estimadas de 16,9 milhões de euros”.

Relativamente aos danos em viaturas, “registaram-se mais de mil pedidos de assistência e foram acionados um pouco mais de 900 seguros de danos próprios, sendo o volume total de indemnizações relacionadas com o seguro dos automóveis próximo dos 5,7 milhões de euros”, conclui a APS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR