O presidente da Câmara de Valença disse, esta terça-feira, que nos próximos dias vai ser implementado um sistema de monitorização de toda a zona amuralhada para registar o comportamento das fissuras detetadas na parte norte da Fortaleza da cidade. “Desta forma será possível identificar, atempadamente, eventuais riscos”, adiantou à agência Lusa, José Manuel Carpinteira.

O autarca socialista, que presidiu à primeira reunião de trabalho após a derrocada, no domingo, de parte da muralha da Fortaleza, que juntou com a participação de técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), do município e de uma empresa especializada, adiantou terem sido detetadas mais de uma fissura na zona norte da muralha de Valença, no distrito de Viana do Castelo, onde está localizada a Pousada de São Teotónio.

“Segundo os técnicos, essas fissuras já estavam referenciadas e estavam a ser acompanhadas (…). Há vários anos que se mantêm da mesma forma, mas queremos atuar e corrigir essas fissuras”, especificou.

José Manuel Carpinteira adiantou que “por sugestão dos técnicos DRCN” irá ser implementada nos próximos dias “a restrição temporária de acesso aos túneis dos patamares inferiores dos baluartes do Socorro e do Carmo, junto à Pousada”. “Neste momento, por uma questão de precaução, vai vedar-se essa zona, que é uma zona crítica já identificada junto à Pousada. Depois será feita nova avaliação da estrutura para saber como se irá atuar”, especificou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado sobre o risco de novas derrocadas face à previsão de precipitação para os próximos dias, José Manuel Carpinteira disse que “não ser possível tecnicamente” acelerar os trabalhos de consolidação da muralha, sendo que já esta semana será iniciada a drenagem, possível, a partir do exterior, para minimizar a acumulação de águas”.

“Junto à muralha vão ser criadas zonas de drenagem de água. Os técnicos dizem que a derrocada [de domingo] se deve ao peso da água. A água infiltrou-se e o pano de muralha deslizou”, adiantou.

O autarca acrescentou que também “nos próximos dias será alargada a zona de segurança, em torno da área afetada, sendo que a partir de amanhã será iniciado o trabalho topográfico, seguindo-se a estabilização dos terrenos” junto à muralha que deslizou.

Monumento classificado como Património Nacional desde 1928, a Fortaleza está sob a tutela do Ministério das Finanças. A fortaleza do século XVII, principal ex-líbris da cidade de Valença, no distrito de Viana do Castelo, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas.

O monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

No domingo, ao início da tarde, a muralha da Fortaleza de Valença sofreu uma primeira derrocada, tendo a proteção civil apontado como motivo o mau tempo que se fez sentir no Norte do país.

A parte da fortaleza que caiu fica na zona da Coroada, junto ao parque de estacionamento do Município de Valença, no distrito de Viana o Castelo.

Durante a tarde de domingo “houve mais uma derrocada na continuidade da [parte] que já tinha caído”, relatou o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, em declarações à Lusa, salientando ser “bastante grande” o troço da muralha afetado.