No meio da madeira e do plástico que a agitação marítima levou para a Praia da Lançada (A Lanzada), na Galiza, Carmen Jorge e Óscar Fuentes encontraram, durante uma caminhada pelo areal, uma garrafa com “alguma coisa lá dentro”. Com “curiosidade”, o casal tentou abrir a garrafa, que estava “deteriorada” pelo tempo que passou no mar.

“Bati com uma pedra na tampa, para que [esta] saísse”, contou Óscar Fuentes ao jornal La Voz de Galicia. Dentro da garrafa, a dupla encontrou um recorte da edição de 25 de março de 2010 da revista portuguesa Dica, “que deixou de publicar em 2017”. A mensagem propriamente dita data de 1 de abril de 2010.

Carmen Jorge e Óscar Fuentes acreditam que “parece uma saudação pascal”, mas admitem não entender “tudo o que diz” e até foram pesquisar no Google para “tentar decifrar algum enigma”. Consegue decifrar a mensagem? Até ao momento, o casal ainda não o conseguiu fazer. Porém, num comentário ao artigo do jornal espanhol, o português Nuno deu aquela que pode ser a solução para o mistério: “Na minha opinião: Boa Páscoa para todos. Areia, Árvore 1-4-2010. Areia é uma praia em Árvore, Vila do Conde”.

Neste momento, o casal encontra-se a pesquisar sobre a origem da garrafa e o autor da mensagem. “Quando vimos que era em português pensámos que também podia ser do Brasil ou de outro país, mas o código de barras que a garrafa tem corresponde a Portugal”, disse Óscar.

Carmen Jorge e Óscar Fuentes guardam a garrafa em casa e esperam encontrar a origem da mesma, mas a tarefa poderá sem complicada, uma vez que não existem quaisquer pistas: não há um número de telemóvel, nem um email, nem nada além da data de publicação da revista e do dia em que a mensagem foi escrita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR