Em atualização

A normalidade nos aeroportos dos Estados Unidos deverá ser retomada esta quinta-feira, depois de um problema informático na Federal Aviation Administration (FAA) ter lançado o caos e forçado milhares de aviões a ficarem em terra ao longo do dia anterior.

Ao todo, e de acordo com informação do site FlightAware, dos 21.464 voos que estavam agendados para partir de aeroportos norte-americanos esta quarta-feira, 10.578 foram adiados e 1.353 foram cancelados.

Numa atualização nas redes sociais, a própria autoridade aérea afirmou que a sua investigação preliminar aponta para que o problema tenha tido origem numa base de dados danificada — esclarecendo, no entanto, que não há até agora evidências de um ciberataque.

A FAA também confirmou que houve problemas no Notice to Air Missions System [NOTAM, Sistema de aviso de missões aéreas], o sistema que alerta os pilotos para possíveis perigos ao longo da rota de voo. Durante a manhã de quarta-feira, “as operações por todo o sistema de espaço aéreo nacional” estiveram “afetadas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado, o Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que esteve em contacto com o ministro dos Transportes, Pete Buttigieg, e que, até ao momento, as causas não são conhecidas, estando a ser investigadas.  “Pedi-lhe que me informasse diretamente assim que soubesse o que aconteceu. Ainda não sabem, mas esperam descobrir dentro de algumas horas para que possam ser adotadas as medidas necessárias”, referiu.

Buttigieg, que num primeiro momento recusou excluir a possibilidade de um ataque informático, já veio entretanto corroborar a tese da FAA. “A investigação preliminar identificou o com uma base de dados danificada, não havendo evidências de ciberataque”, afirmou o responsável no Twitter, acrescentando que a FAA “irá continuar a trabalhar para determinar as causas do problema e prevenir incidentes futuros”.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, já tinha afirmado, também através do Twitter, que, neste momento, não há “qualquer sinal” de que a suspensão esteja ligada a um ciberataque.