Uma explosão num gasoduto que liga a Lituânia à Letónia gerou esta sexta-feira um incêndio de grandes dimensões. A Amber Grid, a responsável lituana pelo sistema nacional de transmissão de gás, anunciou em comunicado a explosão que ocorreu em Pasvalys, um distrito no norte da Lituânia, a alguns quilómetros da fronteira com a Letónia.

A explosão aconteceu por volta das 17 horas locais, menos duas horas em Lisboa. No comunicado inicial, a operadora referia que não havia feridos e que “a explosão tinha ocorrido longe de edifícios de habitação”.

“O sistema de transmissão de gás nesta área consiste em dois gasodutos paralelos e os dados iniciais indicam que a explosão ocorreu num deles. O outro gasoduto não ficou danificado. O fornecimento de gás onde ocorreu a explosão foi imediatamente interrompida”, continua o comunicado. “Os consumidores do distrito de Pasvalys já estão a ser fornecidos com gás através de um gasoduto adjacente.”

Ainda não são conhecidas informações sobre a origem da explosão, que gerou um incêndio com chamas de 50 metros de altura, refere a LRT. “Houve sons inesperados, parecia que aviões estavam a voar a baixa altitude”, descreveu em entrevista à LRT Radio Gintautas Gegužinskas, o mayor do distrito de Pasvalys.

Devido ao incêndio, a aldeia de Pasvalio Vienkiemiai, que tem cerca de 250 pessoas, está a ser evacuada. Esta localidade fica a cerca de 700 metros do gasoduto, cita a imprensa local. Os bombeiros foram imediatamente alertados para o incêndio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR