“Quando ligar SNS 24 ou INEM?”. Se está com algum problema de saúde ou se tem algum familiar doente pode já ter tido esta dúvida, que agora é esclarecida pelo Ministério da Saúde, pela Direção-Geral da Saúde e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) numa campanha lançada este domingo.

“O uso desadequado” dos números de telefone 808 24 24 24 e 112 “pode atrasar respostas críticas no tempo e ocupar os recursos de forma errada”. Para que tal não aconteça, é agora esclarecido qual o “organismo mais competente” para “problemas de saúde não emergentes e situações que podem envolver o risco de vida”. Assim, mediante os sintomas que apresenta, saiba se deve recorrer ao SNS 24 ou ao INEM:

  • Deve ligar para o SNS 24 (808 24 24 24): em caso de dor ligeira ou moderada, febre, alteração da pressão arterial, comichão, tosse persistente, choro persistente da criança, diarreia ou náuseas, “ou outra situação não emergente”.
  • Deve ligar para o 112 (o número europeu de emergência): em caso de acidente com feridos, uma suspeita de AVC, dor no peito, engasgamento, dificuldade em respirar, alteração do estado de consciência, queimaduras graves ou em zonas sensíveis e hemorragias abundantes ou incontroláveis.

Ao clarificar quando é que os cidadãos devem recorrer ao SNS 24 ou ao 112, os organismos de Saúde referem, em comunicado, que têm como objetivo “proporcionar uma melhoria da qualidade de atendimento e garantir a acessibilidade dos utentes ao organismo mais competente para prestar o serviço pretendido em cada momento”, bem como “concentrar os recursos de emergência médica em situações efetivamente graves”.

A explicação faz parte de uma campanha lançada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), pelo Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para “sensibilizar” os cidadãos para a correta utilização dos números de telefone 808 24 24 24 e 112.

Ao longo do ano passado, a Linha SNS 24 atendeu mais de nove milhões de chamadas, o maior número de atendimentos de sempre, e os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM receberam mais de 1,5 milhões de chamadas, o número mais elevado desde que há registo. Porém, “destas chamadas atendidas nos CODU do INEM, mais de 103 mil foram transferidas para o SNS 24, o que representa uma média de 280 chamadas por dia que foram consideradas não urgentes e um aumento de 10% face a 2021”.

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