Uma equipa de cientistas conseguiu pela primeira vez desviar a trajetória de raios de trovoada com recurso a lasers, numa experiência cujo resultado foi publicado esta segunda-feira na revista científica Nature Photonics.

Depois de décadas de experiências em laboratório que indiciaram que os lasers poderiam ser úteis para lidar com raios, esta experiência vem agora comprovar essa aplicação em concreto, aponta o Washington Post.

A experiência consistiu na colocação de um laser no topo de uma montanha na Suíça, numa zona onde habitualmente há queda de raios durante tempestades. Os cientistas conseguiram captar em vídeo o momento em que o laser consegue desviar a trajetória de um raio em quase 50 metros.

Aurélien Houard, professora na Écola Polytechnique de Palaiseau, explicou ao The Guardian a relevância desta experiência. “Os pára-raios são usados em praticamente todo o lado para nos proteger dos raios, mas a área que protegem está limitada a umas dezenas de metros”, disse. “A esperança é que possamos estender essa proteção a umas centenas de metros, se houver energia suficiente no laser.

A alternativa ao pára-raios inventado por Benjamin Franklin no século XVIII é, porém, substancialmente mais cara. Os danos provocados por trovoadas, porém, também representam custos elevados. Um dos responsáveis pela experiência, o físico Jean-Pierre Wolf, explicou ao Washington Post que os estragos provocados por raios chegam aos três mil milhões de dólares anuais só nos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR