O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobe esta semana 1,2% na gasolina e 0,3% no gasóleo, segundo um relatório divulgado esta segunda-feira pelo regulador.

De acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público da ERSE, para a semana de 16 a 22 de janeiro, o preço eficiente antes de impostos é de 0,855 euros por litro (euros/l) para a gasolina 95 simples e de 0,996 euros/l para o gasóleo simples.

Após impostos, o preço fica nos 1,698 euros/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,661 euros/l para o gasóleo simples.

Segundo a ERSE, o preço médio semanal registou uma atualização, face à semana passada, de +1,2%, para a gasolina e de +0,3% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +2,7% e do gasóleo simples em +0,5%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,5 cent/l acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 2,0 cent/l, acima no caso do gasóleo simples”, pode ler-se no relatório.

Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 2,0% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,2% acima do Preço Eficiente.

Ainda relativamente à semana anterior, a ERSE refere que, no que respeita aos preços com descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), “a gasolina 95 simples apresentou um desvio de – 1,1% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples de – 3,8%“.

A ERSE indica que, em termos absolutos, “estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em – 1,9 cent/l, e para o gasóleo simples, em – 6,0 cent/l, abaixo dos respetivos Preços Eficientes”.