Northampton, capital do condado de Northamptonshire, no Reino Unido, está a ser alvo de duras críticas por ter investido quase duas mil libras num colorido mural em homenagem ao Rei Carlos III.

O mural, pintado no bairro cultural da cidade, em frente ao Museu e Galeria de Arte de Northampton, custou 1720 libras (cerca de 1958 euros). Não conquistou a admiração da população local, que considera que a imagem se assemelha, de forma “horrível” a um “fantoche” do programa satírico de televisão “Spitting Image“, diz o jornal inglês The Telegraph. População local, que falou com o jornal, receia que o mural colorido possa tornar a cidade motivo de chacota.

A obra, da autoria de Liam Freeman e Mez White, da agência de design especializada em ilustração e murais em larga escala, Spraycatz, foi encomendada pelo Conselho Municipal de Northampton para comemorar a transição da coroa britânica para Carlos III, depois da morte de Isabel II, em setembro, apresentando as duas figuras lado a lado.

Foi financiada por Nazim Choudary, vereador da cidade de Northampton, através de um Fundo Comunitário. Choudary será, segundo o The Telegraph, um “grande monárquico” — tendo optado por gastar parte das três mil libras do fundo comunitário, dado a todos os vereadores, na obra de arte. O mural, defendeu por sua vez a autarca da cidade, Jane Birch, não pretendia ser um “retrato oficial do rei”, tendo sido pintado por artistas urbanos.

“Percebo os comentários, acho que são justificáveis, mas isto não é um retrato oficial do rei… que estaria na National Portrait Gallery”, disse, acrescentando que estes tipo de artistas — que se basearam em fotografias e imagens para desenhar o atual Rei e antiga monarca, têm “habilidades diferentes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR